terça-feira, 30 de julho de 2013

HIDELBRANDO PASCOAL PODE ESTAR TENDO ACESSO A INTERNET E USANDO PAGINA NO FACEBOOK DENTRO DO PRESÍDIO



Por Tião Maia – Editor executivo de O Jurua Em Tempo

Condenado a penas superiores a 100 anos de prisão e que ainda podem ser acrescidas em face de processos pendentes, o deputado federal cassado e coronel PM reformado Hildebrando Pascoal, que está na cadeia desde setembro de 1999 acusado de liderar um bando de assassinos que se convencionou chamar de “Esquadrão da Morte”, alem de outros crimes, estaria usando, de dentro do presídio José Antônio amaro, em Rio Branco, no Acre, as redes sociais, para interagir com seus amigos e familiares. Uma página com seu nome no Facebook revela que ele tinha, até a tarde hoje, 30 de julho, 12 pessoas seguindo-o, entre os quais o jornalista acreano residente em Brasília David Casseb, o presidente regional do DEM, João Marcos Luz, entre outros. O diretor do Iapen (Instituto de Administração Penitenciária do Acre), Dirceu Augusto Silva, disse, em Brasília, onde participa de um seminário, que nenhum preso tem acesso às redes sociais e que há possibilidade de
o nome do coronel preso esteja sendo utilizado por alguém de sua família ou pessoa muito próxima.
“’E claro que nós vamos apurar o caso, mas eu diria, com uma taxa de 70 por cento de segurança, que é uma pessoa que já está usando o nome dele. Já aconteceu um caso assim. O preso estava comigo, em minha sala, e no Facebook saía postagens como sendo ele. Era um familiar do preso”, disse Dirceu.
O homem acusado, entre outras coisas, de serrar desafetos vivos com pó uso de uma motoserra, tem, na página com o seu nome, na Internet, mensagens com o seguinte teor: “Nunca devemos idolatrar as pessoas! Nós sabemos que todas as pessoas são falíveis. Por mais bem intencionada (sic), dedicada e trabalhadora que seja uma pessoa, devemos lembrar que todos somos seres humanos, passíveis de erro. Porém existem alguns seres humanos que poderíamos chamar de ILUMINADOS. Estas pessoas ILUMINADAS são como todas as outras, também falíveis, mas que desenvolveram uma determinada virtude mais do que as demais pessoas. Olhe entorno (sic) de você e verá alguns destes ILUMINADOS. Estes ILUMINADOS são exemplos vivos das virtudes que devemos cultivar em nossa vida, para sermos felizes e fazermos felizes aqueles que convivem conosco”.
Outra mensagem, com o título “Grande Engano”, expõe o seguinte: “Vivemos hoje, num mundo de aparência, de superficialidade. A maioria das pessoas tem medo de se mostrarem (sic) como realmente são. Acredita-se que só tem valor a exuberância, o artificialismo e a futilidade. A simplicidade, a pureza, a ingenuidade são depreciadas e consideradas fora de moda. Aí está o grande engano!!! Na verdade, todas as pessoas apreciam, admiram e se encantam com aqueles que são humildes, sinceros, puros e simples. Se você é assim, mostre-se como é”.
Na Polícia Federal, que foi responsável pela prisão de Hildebrando Pascoal, a informação do delegado de plantão é que, seja o coronel preso ou não que esteja usando as redes sociais, o caso precisa ser apurado. “Claro que é necessário. Preso não tem acesso a isso e qualquer pessoa que usar o nome do preso, precisa esclarecer as razões”, disse o agente de plantão na tarde da última terça-feira, 30.


MÉDICOS PARALISAM HOJE NO DISTRITO FEDERAL E EM 16 ESTADOS

Fonte G1

Médicos de pelo menos 16 estados e do Distrito Federal devem suspender nesta terça-feira (30) os atendimentos na rede pública e privada de saúde, segundo previsão da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

A expectativa é de que na quarta (31) ocorram protestos em outros quatro estados. A greve é para marcar posição da categoriacontra decisões do governo federal, como a contratação de profissionais estrangeiros pelo programa Mais Médicos e os vetos à legislação do Ato Médico, que estabelece as atribuições dos profissionais de medicina.

Apesar da greve, a Fenam, que representa 53 sindicatos ligados à classe médica, informou que orientou para que casos de urgência e emergência sejam atendidos. Os clientes de planos de saúde também serão afetados pela greve. É segunda vez, em um intervalo de uma semana, que a categoria cruza os braços em protesto contra decisões do governo federal.



Veja abaixo a situação nos estados.

Maranhão
Os médicos fizeram manifestação na Praça Gonçalves Dias, em São Luís, contra os vetos da presidente Dilma Rousseff à lei do Ato Médico e contra a contratação de médicos estrangeiros pelo governo federal, prevista no programa Mais Médicos.

Espírito Santo
Profissionais das redes pública e privada pararam na manhã esta terça. De acordo com o Sindicato dos Médicos do estado (Simes), a decisão foi tomada com objetivo de lutar por melhorias na categoria e também por direitos de estudantes de medicina.

Goiás
A paralisação deve ocorrer nesta terça e na quarta e também tem como alvo a contratação de estrangeiros pelo programa Mais Médicos.

Ceará
Dezenas de médicos e estudantes de medicina realizaram um abraço simbólico no entorno do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do estado (Simec) , José Maria Pontes, o ato foi realizado em apoio ao movimento nacional contra o Programa Mais Médicos e os vetos à lei do Ato Médico.

Amazonas
Em Manaus, dezenas de médicos protestaram em frente ao Hospital 28 de Agosto, Zona Centro-Sul da cidade. A previsão é de que os manifestantes continuem o protesto por ruas da cidade. Consultas previstas para serem realizadas nesta terça estão sendo remarcadas pelas secretarias de saúde do estado e do município.

Paraná
Pelo menos 50% dos médicos aderiram à paralisação, de acordo com o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar). Centenas de médicos se reuniram na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, por volta das 11h, e seguiram para a Boca Maldita, também no Centro, para protestar. Durante a tarde, eles vão se dividir em grupos para percorrer praças e hospitais da cidade.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul também houve remarcação de consultas. As urgências e emergências das unidades de saúde recebem pacientes, mas consultas agendadas para esta terça e para a quarta estão sendo remarcadas. De acordo com o Sindicato Médico do RS (Simers), algumas instituições comunicaram a população sobre a mobilização, e a orientação é evitar a procura por médicos.

Minas Gerais
Em Governador Valadares, no leste do Minas Gerais, os médicos também aderiram à paralisação e vão atender apenas aos casos de urgência e emergência. Na cidade de Timóteo, no Vale do Aço mineiro, os médicos estão trabalhando com a escala mínima em todas as unidades de saúde.

Na região de Montes Claros, norte do estado, médicos e estudantes de medicina tambémaderiram à paralisação nacional.

Rondônia
Em Porto Velho, cerca de 200 médicos pararam os atendimentos em apoio à greve nacional, segundo o Sindicato dos Médicos de Rondônia (Simero). A paralisação irá durar 48h e apenas atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados nos hospistais da capital.

Outros estados
De acordo com a Fenam, deverão aderir aos dois dias de paralisação desta semana os médicos de Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

DICAS LIVROS - LEITURA / A FLORESTA DE MÃOS E DENTES

    
    Autor: Carrie Ryan
                País: Estados Unidos
                Publicado em: 2009
                Gênero: Terror
                Páginas: 341

Mary cresceu com um destino planejado, tudo muito simples, casar, não se aproximar da cerca, pois os esconjurados não param nunca, fazer o que a irmandade manda, porque eles sabem o que é melhor. Mas sua vida simples começa a se desmoronar quando acaba por descobrir segredos sobre a irmandade e os guardiões, segredos que ela não consegue esquecer e deixar pra lá e  por isso começa a procurar mais.

Por: Isabelle Nascimento

quarta-feira, 24 de julho de 2013

ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA A EXPOACRE 2013

Por Ana Paula Pojo (Assessoria Seop)

Apesar do frio, as obras da maior feira de negócios e entretenimento do Estado do Acre seguem em ritmo intenso avançando para a etapa final da estruturação dos estandes e do Parque. O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), acompanha os últimos detalhes da estrutura edificada por centenas de pessoas que trabalham para que a reconstrução dos espaços esteja pronta para receber o público neste sábado, 27.

“Estamos trabalhando para manter o padrão de excelência que o governo do Estado tem garantido em todas as edições da Expoacre. Através dos investimentos em infraestrutura será possível assegurar ao público e aos expositores, toda a qualidade na realização do evento”, destacou Leonardo Freire, secretário Interino de Obras Públicas.

Com relação às obras de reestruturação do Parque, um dos coordenadores da Feira, Dudé Lima, ressalta a grande participação da iniciativa privada para a realização da feira. “A cada ano a parceria com as empresas já instaladas na Feira vem se consolidando e elas mesmas se ocupam de promover a melhoria dos seus espaços”, completa. Para ele, isso faz com que os investimentos públicos para a realização do evento possam ser direcionados para ampliar, por exemplo, o sistema de iluminação de suas vias internas, o que assegura maior segurança.
Nesta  dição, a feira conta com uma área coberta de aproximadamente 5 mil m², e um de seus principais objetivos é mostrar os setores produtivos que envolvem a área de pecuária, agropecuária, piscicultura, ovinocultura, bem como os setores industrial e moveleiro que, a cada ano, tem conquistado cada vez mais destaque no evento.

Para a realização da Feira, o governo do Estado conta com a parceria do Sebrae e com o apoio da prefeitura de Rio Branco, Acisa, Federação das Indústrias, Federação do Comércio e Federação da Agricultura. Através das instituições financeiras instaladas no Parque, como Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, micros e grandesempresários terão a oportunidade de fechar vários negócios e realizar empréstimos com taxas especiais durante a realização da feira.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PROTESTO EM APOIO Á TELEXFREE FECHA ACESSO AO AEROPORTO DE BRASILIA

Fonte G1- DF

Manifestantes que apoiam a empresa Telexfree fecharam os acessos ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, na manhã desta terça-feira (23), causando transtornos a passageiros e a motoristas que passam pelo local. A empresa é suspeita de montar um esquema de pirâmide financeira. A Telexfree nega.

O protesto começou com uma carreata e se transformou em um bloqueio das vias, nos sentidos de entrada e saída do terminal. Às 11h, o engarrafamento na região por causa do protesto começava na altura do balão do aeroporto e causava reflexos em várias outras vias de acesso a Brasília, como a EPGU. Por volta das 11h30, os manifestantes liberaram uma faixa de cada sentido da via.

A empresa está sendo investigada pelo Ministério Público em vários estados, por suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira, considerado crime contra a economia popular. Os divulgadores da empresa alegam que a Telexfree sempre honrou seus compromissos. A empresa já recorreu das decisões da Justiça que impediam o funcionamento da empresa em alguns estados, como o Acre.

Cerca de 700 manifestantes participavam da manifestação por volta das 11h. Com faixas e cartazes, o grupo fechou as vias de acesso ao aeroporto. Com isso, passageiros deixavam os carros e táxis seguiam a pé para o terminal, carregando as malas para não perder os voos.

Ao meio-dia, os manifestanets liberaram o acesso ao aeroporto e seguiram em carreata com cerca de 50 veículos para a região central de Brasília.

Investigaçao

Segundo o Ministério Público, a Telexfree utiliza como “disfarce” um tipo de estratégia empresarial conhecido marketing multinível, quando ocorre a distribuição de bens e serviços e divulgação dos produtos por revendores independentes que faturam em cima do percentual de vendas.

A Polícia Federal informou no início do mês que abriria uma investigação para apurar as suspeitas de atividades ilegais da empresa Telexfree (Ympactus Comercial LTDA). A determinação foi encaminhada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A pasta já havia anunciado, em junho, a instauração de um processo administrativo contra a companhia.

Desde o início do ano, a Secretaria Nacional do Consumidor apura denúncias contra a Telexfree encaminhadas pelos Procons estaduais e pelo Ministério Público do Acre. O Ministério da Justiça também analisa a suspeita de ofensa ao Código de Defesa do Consumidor, como falta de boa-fé nas relações de consumo e publicidade enganosa.

Em entrevista ao G1 no final de junho, o advogado da empresa, Horst Fuchs, negou qualquer ocorrência de fraude ou prática de pirâmide financeira.

"Vamos nos defender e colaborar com todas as investigações, como sempre fizemos, paramostrar que o que a Telexfree faz não é pirâmide e sim marketing de rede", disse o advogado". Já faz um ano que a empresa está sendo investigada, mas a questão é que não há no país uma legislação que trate de marketing de rede. Por isso, exortamos que o Congresso legisle sobre esta matéria", acrescentou.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

DICAS LIVROS - LEITURA / HELENA

    

    Autor: Machado de Assis
                País: Brasil
                Gênero: Romance
                Publicado em: 1876
                Páginas: 166
               
Helena de Machado de Assis, conta a histórias de uma jovem, filha bastarda de um homem poderoso. Ela vive em um internato, até que seu pai morre e deixa um testamento onde diz que Helena tem de ir morar na sua casa junto de Estácio, irmão da garota e a tia. Não demora muito e a garota conquista a todos, inclusive Estácio, mas de uma forma não fraterna e sim romântica, Helena retribui o sentimento, e apesar das circunstâncias Estácio percebe que A linda Helena tem um olhar mais triste que o natural, pois esconde um segredo que a deixa muito infeliz. O livro é um típico romance platônico, e devo acrescentar é um clássico da literatura, mas é também aquele tipo que te deixa curioso pra saber o que vai acontecer. 

Por: Isabelle Nascimento

GOLPISTAS DE MINAS GERAIS ANUNCIAM EMPRÉSTIMOS FALSOS EM RÁDIOS DO ACRE



Com informações do Prcon/AC

Aproveitando a inocência de alguns cidadãos, golpistas de Belo Horizonte (MG) estão utilizando as rádios locais para fazer anúncios de falsos empréstimos bancários. As reclamações foram registradas no Sistema Nacional de Informações do Consumidor (Sindec).

A oferta de dinheiro sem a burocracia dos bancos atrai os consumidores a ligar para o telefone anunciado. O atendente solicita um depósito de aproximadamente R$ 600, e quando o acordo é fechado, a promessa é de que o dinheiro caia na conta corrente do cliente em poucos minutos. Como o dinheiro não aparece, o cliente retorna a ligação diversas vezes e é informado de que precisa fazer mais depósitos, em quantidades menores dessa vez.

A chefe da Divisão de Reclamação, Daniella Barcellos, alerta: “Os golpes ocorrem por meio de rádios, telefones, e-mails ou por falsos representantes. Os consumidores devem ficar atentos, sempre que for exigido um pagamento para receber um empréstimo”.

Embora os golpistas solicitem o depósito em uma conta de pessoa física, para a divulgação do falso empréstimo eles utilizam o nome do banco e o CNPJ para divulgar o golpe nas rádios com vantagens que, segundo um dos bancos reclamados, “não são praticadas no mercado”, esclarece Barcellos.

EX-GESTORES ENVOLVIDOS NO G7 PODEM TER DEFESA BANCADA PELO ESTADO, ATRAVÉS DE UM PROJETO APROVADO NA ALEAC


Por Ray Melo

raymelo.ac@gmail.com

Um projeto de lei do Poder Executivo aprovado na Assembleia Legislativa do Acre, na administração do ex-governador Binho Marques (PT) é um verdadeiro prêmio à corrupção. A lei de nº 2.138, aprovada na legislatura passada [2009], autoriza as entidades da administração indireta do Governo do Acre a realizar a defesa técnica e jurídica de gestores em qualquer tipo de ato de prevaricação praticado no exercício de suas funções.

Até mesmo os gestores exonerados estão protegidos pela iniciativa da administração estadual. O governo petista de Binho Marques se antecipou a acontecimentos como a Operação G-7 da Polícia Federal [que prendeu 15 pessoas, entre elas gestores acusados de crimes de formação de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação e desvio de verbas públicas da Saúde no Governo do Acre].

O projeto prevê que o governo fica autorizado a fazer a defesa jurídica de acusados de corrupção e estaria liberado a contratar se necessário, profissionais ou bancas de advogados ou técnicos conforme a natureza do processo administrativo. O Poder Executivo estadual poderá atuar como uma Defensoria Pública Particular de acusados e corrupção, com poderes de contratar contadores, engenheiros e consultores para defender os interessados.

O principal objetivo do projeto criado no terceiro governo do PT é a de “garantir a ampla defesa dos agentes políticos estaduais, viabilizando também a realização de perícias”. O projeto garante ainda, que todas as custas, emolumentos, honorários periciais, honorários de sucumbência decorrentes de condenação por ato culposo de processos serão arcados pelas entidades da Administração Indireta do Estado do Acre.

Enquanto os cidadãos estariam enfrentando um verdadeiro suplício para ter acesso à defesa jurídica gratuita, provocada pelo caos na Defensoria Pública do Acre, os dirigentes de autarquias, fundações, sociedade de economia mista, empresas pública, agências executivas, agências reguladoras, serviços sociais e demais órgãos do governo não precisam usar suas contas bancárias para se defender de atos de corrupção.

O parágrafo único de lei deixa explicita a proteção estatal: “o disposto neste artigo aplica-se aos ex-ocupantes dos cargos ou funções a que se refere, quando demandados por ato praticado em razão do ofício”. Isso significa dizer que mesmo tendo pedido exoneração de seus cargos, o ex-secretário de obras, Wolvenar Camargo, o diretor do Depasa, Gildo César e o ex-secretário de Habitação, Aurélio Cruz estão com suas defesas garantidas.

O contribuinte deve até se perguntar: “e a conta?” A resposta fica evidenciada na justificativa do ex-governador Binho Marques, que deixou claro que todas as mordomias dos gestores e ex-gestores que cometerem algum deslize ou ato de corrupção será por conta dos cofres públicos. Este projeto estaria explicitando ainda, que o Pode Executivo legisla em causa própria, já que os interesses dos cidadãos comuns passam longe da lei enviada e aprovada na Aleac.

sábado, 20 de julho de 2013

TELEXFREE OFERECE R$ 659 MILHÕES COMO GARANTIA PARA DESBLOQUEAR CONTAS E REINICIAR OPERAÇOES



TELEXFREE não desiste: Após ter recursos sumariamente negados pelo TJAC, empresa oferece R$ 659 milhões como garantia para desbloquear contas e reiniciar operações

NOTA DE ESCLARECIMENTO TELEXFREE

Por determinação do Juízo da 2ª Vara Cível de Rio Branco, a empresa teve todos os seus bens e valores bloqueados, bem como ficou impedida de operar em todo o País em razão de um absurdo requerimento do Ministério Público do Estado do Acre por supostas violações a direito dos consumidores.

A concessão da liminar causou estranheza e perplexidade em todo o Brasil, pois de forma violenta, e sem ter tido a oportunidade de se defender previamente a empresa líder em marketing multinível se viu judicialmente impedida não só de efetuar os pagamentos de comissões para seus Divulgadores, bem como de continuar operando.

A empresa é economicamente viável, tendo juntado em sua defesa um parecer de viabilidade econômica firmado por três renomados especialistas, mestres, doutores e professores de uma das mais prestigiadas faculdades de economia do País. O sólido modelo de negócios da TELEXFREE tem um brilhante futuro econômico considerando as péssimas condições da telefonia e os extorsivos preços dos serviços de telecomunicações no Brasil. A quem interessa, portanto, prejudicar a TELEXFREE?

Ressalte-se que por ocasião da concessão da liminar a TELEXFREE encontrava-se absolutamente em dia com todas as suas obrigações de qualquer natureza, e se desde então deixou de efetuar pagamentos, foi em virtude de suas contas estarem bloqueadas judicialmente. Quando soube da concessão da liminar ao invés de fugir da citação que seria por carta precatória e poderia levar semanas para ser efetivada, a TELEXFREE deu-se por citada de forma a rapidamente prestar esclarecimentos ao Poder Judiciário do Acre. Não pode haver maior prova de boa-fé e transparência do que essa!

Todo Divulgador ingressa na família TELEXFREE com o intuito de empreender, revender contas VOIPS, e obterlucro. Não há, portanto, relação de consumo entre a TELEXFREE e seus Divulgadores, mas sim uma relação comercial. Assim sendo, o Ministério Público do Estado do Acre não tem legitimidade e interesse para defender supostos direitos que não são de consumidores, não são homogêneos e são disponíveis.

A TELEXFREE entende que a decisão foi injusta, ilegal, e espalhou o caos e o desespero em todo o País, pois milhares de Divulgadores e suas famílias foram privados, de forma abrupta, de sua fonte de receita. Além do que, apenas 0,5% da população brasileira vive no Acre, e por força de Lei, eventual decisão da justiça acreana somente teria efeitos em seu território.

O mérito do recurso interposto pela TELEXFREE ainda não foi analisado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre, o que deverá ocorrer nas próximas semanas. A TELEXFREE ofereceu ao Juízo da 2ª Vara Cível de Rio Branco garantia no valor de R$ 659.629.591,00 (seiscentos e cinquenta e nove milhões, seiscentos e vinte e nove mil, quinhentos e noventa e um reais) de forma a desbloquear suas contas e reiniciar suas operações, pedido que ainda não foi analisado, pois na semana em que apresentou sua contestação todos os Juízes das cinco varas cíveis de Rio Branco encontravam-se de férias, e a magistrada substituta vive na cidade de Manoel Urbano, comarca 226 Km distante de Rio Branco.

A TELEXFREE está se defendendo de forma vigorosa perante o Poder Judiciário do Acre e confia plenamente na Justiça Brasileira que certamente reparará uma das decisões judiciais mais danosas da história do empreendedorismo brasileiro.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ATRAVÉS DE DENÚNCIA ANÔNIMA POLICIA AMBIENTAL APRENDE 25 METROS CÚBICOS DE MADEIRA ILEGAL EM RIO BRANCO



O flagrante de aproximadamente 20 metros de madeira sem a devida autorização dos órgãos ambientais para a sua retirada da floresta aconteceu no meio da tarde de quinta-feira, em um ramal localizado no bairro da Corrente. Os policiais do pelotão florestal afirmam que só foi possível a ação por meio de uma denúncia anônima.

De acordo com a polícia, Alexandre Maia de Souza, 32 anos, era o dono da madeira, mas não apresentou nenhum documento no ato da abordagem, no caso, documento de origem florestal, também chamado de DOF. Entre os blocos de madeira encontrados no local estão: Cedro, Cerejeira, Angelim e Cetim.

Segundo a polícia, a madeira foi extraída do seringal captará. Alexandre afirmou que a burocracia existente nos órgãos competentes foram os motivos que o levaram a tirar a madeira sem documentação, já que é de onde tira o sustento da família. O trabalhador fez um apelo às autoridades solicitando menos entraves na liberação das licenças. Fiscais do instituto do meio ambiente do Acre foram acionados para tomar as medidas necessárias, Alexandre Maia foi autuado e a madeira aprendida.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

DETRAN AFIRMA QUE BICICLETA ELÉTRICA NECESSITAM DE NORMAS PARA CIRCULAR NA CIDADE

Igor Martins (Assessoria Detran)

As bicicletas elétricas vêm ganhando espaço no mercado e já se apresentam como um meio de transporte cujo custo-benefício é mais rentável até mesmo que as motocicletas, reconhecidas pela população por sua economia. Em Rio Branco, percebe-se o crescimento desse tipo de veículo circulando nas vias públicas, impulsionada pela facilidade de compra pelas lojas do segmento.

Mas o uso das bicicletas motorizadas não é indiscriminado e deve atender a regras previstas na legislação de trânsito, mais especificamente à resolução 315 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “O Contran equiparou os ciclo-elétricos aos ciclomotores, ou seja, veículos cuja velocidade máxima não ultrapassa 50 km/h, portanto, é necessário que o ciclista possua uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira de Habilitação, tenha o veículo registrado e faça uso dos equipamentos obrigatórios para condução nas vias públicas”, explica a diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho.

Existem diversos tipos de ciclomotores. Dependendo da velocidade que eles imprimem, o condutor poderá ou não utilizar a ciclovia. Sharles Souza, assessor técnico da Diretoria de Operações do Detran, fala sobre a resolução 375 do Contran, que diferencia os ciclomotores. De acordo com ele, veículos com velocidade de até 6 km/h podem transitar nos passeios públicos ou calçadas. Já para os veículos com até 20 km/h, é obrigatória a utilização de ciclovias.

“Agora, para os veículos com velocidade acima de 20 km/h, como é o caso das bicicletas elétricas, é necessário que o condutor transite nas vias públicas, como qualquer outro veículo”, complementa.

Segurança no Trânsito

De acordo com a diretora do Detran, para que haja um trânsito mais seguro, os condutores de bicicletas elétricas também têm que atentar para as regras de circulação, respeitar a faixa de sinalização e, principalmente, respeitar a faixa de pedestres e os semáforos. “Vemos muitos ciclistas que avançam o sinal vermelho, não respeitam a faixa de pedestres ou não trafegam pelas ciclovias, e os condutores de bicicletas elétricas estão adotando a mesma prática, pondo em risco a vida. A sinalização deve ser respeitada”, disse. Além disso, é necessário que o veículo possua itens de segurança, como espelho retrovisor e adesivos refletivos. Já o condutor deverá usar capacete.

Conscientização no uso

Sawana acrescenta ainda que o Detran irá promover uma campanha para orientar os condutores tanto de bicicletas comuns como os de bicicletas elétricas quanto à correta utilização desses veículos. "Já fazemos a adesivagem refletiva. Queremos conscientizar também os condutores de bicicletas elétricas para que eles as utilizem dentro das normas de trânsito.”

A diretora do órgão ressalta ainda que o Detran, em parceria com a Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND), estará reunido com representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para requerer um posicionamento da entidade, já que no Brasil o assunto ainda é uma incógnita, uma vez que a legislação de trânsito, no que se refere a bicicletas elétricas, está defasada.

Governador Sebastião Viana indo trabalhar de bicicleta elétrica 


ESCOLAS MODELO? APENAS FAIXADA! PROFESSOR REVELA TODA A REALIDADE DAS ESCOLAS CONSIDERADAS MODELO



O professor Cleilton Pessoa, da rede estadual de educação, cobrou do governador Sebastião Viana o capital da industrialização vendida pelos marqueteiros do governo. Para ele, ao repassar a imagem de um estado industrializado o governo induz a população a acreditar que o Acre se capitalizou. “Nós professores queremos saber onde está esse capital, uma vez que esse mesmo estado não é capaz de conceder reajustes aos seus servidores”, analisou.
O professor também cobra dos sindicatos uma solução para o impasse. “Nos chamaram para as ruas, disseram que era possível e agora?”, questiona Cleilton.
Integrante do movimento de professores independentes – que não se sentem representados pelos sindicatos – Cleilton diz que por trás da greve existe uma luta por educação de qualidade que em momento nenhum é mostrada pelos sindicalistas.
Ele resolveu revelar a realidade existente atrás dos muros e das paredes das escolas consideradas modelo e fala da falta de planejamento, de merenda de qualidade e até de profissionais para o trabalho da educação.
“Vou começar pela minha que não tem sequer energia de qualidade. Se ligarmos o sistema de ar-condicionado o laboratório de informática não funciona. A quadra [de esporte] que existe na planta até hoje não saiu do papel. Assim como a escola Clícia Gadelha, localizada no São Francisco, muitas com nome de modelo não foram concluídas”, acrescentou.
Ainda de acordo o professor, o profissional é cobrado para trabalhar em uma estrutura que para a sociedade é vista como ideal, “mas que não apresenta condições de trabalho”. Até a merenda escolar não é de qualidade. Cleilton disse que em alguns dias é servido biscoito resfriado como merenda.
“As paredes correspondem ao que a propaganda diz, mas a realidade é muito diferente. Tem escolas que a reforma começou depois do início das aulas, outras tiveram professor de português no meio do ano”, comentou.
Amanhã o secretário de educação Daniel Zen ficou de apresentar uma contraproposta do governo com relação a greve dos professores estaduais. Mas já adiantou que não existe qualquer possibilidade de aumento para 2013.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

MAIDEN DAY, DIA MUNDIAL DO ROCK



No dia 13 de julho, sábado, em comemoração ao Dia Internacional do Rock, a Crohma organizou um tributo em homenagem a banda de rock inglesa Iron Maiden.
O evento, que aconteceu no Cine Teatro Recreio, contou com a participação das
bandas Fire Angel, Insound e Final Fear interpretando clássicos como Fear of The Dark e The Number of The Beast.


Sobre o Dia internacional do Rock e Iron Maiden

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes, estavam The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen,Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton e Black Sabbath.

Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 19751 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O nome "Iron Maiden", homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.

Por Marinara Lusvardi
Fotos de Juan Diaz