terça-feira, 29 de outubro de 2013

INEP DIVULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM 2013


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou na noite desta terça-feira (29) o gabarito oficial do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais de 5 milhões de inscritos fizeram as provas com 180 perguntas e uma redação no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro.
 Acesse o gabarito clicando aqui.

4ª FESTIVAL INTERNACIONAL PACHAMAMA / CINEMA DE FRONTEIRA



Chegou aquele momento do ano em que podemos dizer: vai ter Pachamama! O 4º Festival Internacional Pachamama - Cinema de Fronteira está cheio de novidades que serão contadas nesta quarta-feira, dia 30, às 9 horas na Filmoteca Acreana.

Criado para valorizar e difundir o cinema produzido na região da fronteira entre os países Brasil, Peru e Bolívia, o Pachamama se expandiu e está mais internacional ainda com a parceria com o Festival de Valdivia, do Chile. As homenagens deste ano estão surpreendentes, tanto quanto a programação desse festival que se fortalece como um dos eventos mais importantes do Acre, da região da tríplice fronteira.

Durante o lançamento da programação nesta quarta, os produtores e organizadores do Pacha, Sérgio de Carvalho, Marcelo Cordero, Karla Martins e outros parceiros, irão bater um papo com a imprensa. Ajude a divulgar esse festival que faz parte do calendário cultural e turístico de Rio Branco e que contribui para a difusão da produção audiovisual da América Latina valorizando a integração das culturas entre os países. Todos temos a ganhar com tudo isso.

Esse ano, o Festival Pachamama estabeleceu parceria com a empresa EME Amazônia para incentivar e promover o festival. A promoção tem o slogan "O cinema te faz ver o mundo por outros ângulos, a EME Amazônia também", onde os participantes do festival concorrerão a um voo de balão sobre fazendas, floresta e os geoglífos!


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CURSO DE PILOTO DE AVIÃO E OFERECIDO NO ACRE


O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete, na quinta-feira, 17, a equipe que representa uma Escola de Aviação que vai realizar, na capital acreana, o curso de Piloto Privado de Avião.
Esse curso, de caráter teórico, é o primeiro passo para os interessados em ingressar na aviação. As aulas começam em novembro. Serão cerca de 45 dias em que os alunos vão receber informações referentes a meteorologia, teoria de voo, conhecimento técnico de aeronave, regulamentos de tráfego aéreo e navegação. Com esse conhecimento, o aluno está preparado para operar uma aeronave. Mas para receber a habilitação, deve ainda prestar prova na Agência de Aviação Civil (Anac) e concluir a próxima etapa, que é a prática.
“O governador nos deu todo o apoio. Deu-nos as boas-vindas e está nos apoiando para que a gente realize esse sonho de ter uma escola de aviação aqui em Rio Branco”, finaliza Thiago Beraldo, diretor da Escola Sierra Bravo Aviation“Estamos extremamente animados e motivados para iniciar as operações, e dessa forma alcançar o objetivo e realizar o sonho do cidadão”, comenta Wagner Bertazzo, instrutor chefe e piloto comercial.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

IMAC E BATALHÃO AMBIENTAL INTENSIFICAM FISCALIZAÇÕES NO INTERIOR

Pequenos acampamentos, que funcionavam como minisserrarias, foram montados dentro da floresta 
Fonte: Agencia de noticias do Acre

As operações conjuntas realizadas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Batalhão Ambiental têm sido cada vez mais frequentes. A mais recente delas, em Acrelândia, resultou na apreensão de mais de 320m³ de madeira. Os fiscais foram ao local para constatar a veracidade de uma denúncia anônima recebida pela central de notificações do Imac.

O comandante do Batalhão Ambiental, major Negreiros, disse que as operações têm dado certo por conta do empenho das equipes e dos investimentos do governo. “Esse trabalho integrado tem garantido a preservação do meio ambiente. Nossa função é servir e proteger a população e, no nosso caso, a floresta. Além da fiscalização, os policiais do nosso batalhão trabalham também a prevenção aos crimes comuns”, afirmou.

Para a fiscalização em todo o estado, o instituto conta com o apoio dos servidores dos núcleos de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Brasileia. O planejamento para as fiscalizações é elaborado com base nas observações feitas pelas equipes de campo e patrulhamento. Esse trabalho é importante para a garantia das atividades dos madeireiros que trabalham com extração de árvores certificadas oriundas de manejo florestal.

Daniel Valle afirma que as fiscalizações realizadas pelo Imac e Polícia Militar são constantes

Mais de 50 árvores foram derrubadas pelos madeireiros em uma área de terra do Ramal do Pelé. Pequenos acampamentos, que funcionavam como minisserrarias, foram montados dentro da floresta, as estruturas são conhecidas como “pica-paus”. As toras de madeira eram serradas e já saíam do local beneficiadas. Com intenção de levar a madeira para Rondônia, os madeireiros utilizavam o ramal do Progresso para evitar a passagem pelo posto de fiscalização da Tucandeira.

Daniel Valle, fiscal do Imac, falou sobre as constantes fiscalizações realizadas pelo instituto em parceria com a Polícia Militar. “Nós identificamos a exploração ilegal de madeira no local, além da instalação irregular desses equipamentos utilizados para o beneficiamento da madeira. Nem sempre conseguimos flagrar essas pessoas, mas quando isso acontece, todas as medidas cabíveis são tomadas”, disse. Daniel informou que o maquinário encontrado foi apreendido.

Os infratores flagrados pelos fiscais são advertidos e, seguindo a legislação ambiental, assinam o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O documento serve para a abertura de um processo administrativo junto ao Imac e inquérito judicial, mesmo assim, as penas aplicadas ainda são brandas e não minimizam o dano causado ao meio ambiente.

O tenente R. Carneiro, do Batalhão Ambiental, diz que o patrulhamento rural tem identificado esses infratores e trazido constante sensação de segurança para a comunidade. “Aqui estão atuando pessoas mal intencionadas. Nossas fiscalizações têm sido intensificadas em todos os municípios. O objetivo está sendo alcançado”, enfatizou Carneiro.


Identificação dos focos de calor e desmate ilegal

O Imac conta com técnicos especializados para identificar as áreas prioritárias de atuação das equipes. O planejamento estratégico é montado pelos servidores da Divisão de Geoprocessamento, que dá o suporte às equipes a partir das imagens geradas pelos satélites e informações repassadas pelos institutos de pesquisa.

Cláudio Cavalcante, chefe da divisão, diz que os técnicos fazem um comparativo das imagens e identificam as mudanças que acontecem. “Atualmente, o Imac trabalha com as imagens dos órgãos de estudos climáticos e softwares adquiridos pelo governo do Estado”, declarou.

Além do trabalho de suporte às fiscalizações, em determinada época do ano, o instituto faz o balanço de desmatamento por município. O trabalho identifica as áreas onde ocorreram mudanças significativas e norteia a atuação dos fiscais. Para analisar esses mapas os servidores do órgão possuem formação específica e passam por constantes capacitações. Todos os processos de licenciamento ambiental são analisados pela equipe de geoprocessamento, que analisam as atuais condições do local.

sábado, 5 de outubro de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA REALIZA OPERAÇÃO CIDADE TRANQUILA EM BAIRROS DA CAPITAL

Assessoria PM AC

Em ação executada de forma integrada órgãos responsáveis pela segurança pública do estado realizaram na noite de sexta-feira, 04, uma operação chamada “Operação Cidade Tranquila” visando aumentar a segurança e reduzir os números referentes à violência em bairros pertencentes à região de cobertura do 4º Batalhão de Policia Militar.

Todo aparato de segurança Pública está sendo utilizado em diversas operações por todas as regiões da capital. O combate interinstitucional contou com os órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) que se fizeram representar Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Polícia Civil e FUREPOL.

Durante a operação vários bairros que compreendem a regional foram percorridos pelos componentes da operação e foram realizadas 450 abordagens a pessoas, 68 abordagens veículos, nove bares fiscalizados. Duas pessoas foram presas e conduzidas à delegacia por porte de substância entorpecente, dois menores apreendidos portando armas brancas, dois bares fiscalizados foram autuado por descumprir as normas de autoridades competentes, onze autos de infração de trânsitos realizados e três testes de bafômetros e uma motocicleta roubada foi recuperada.