sexta-feira, 8 de novembro de 2013

GOVERNADOR DISCUTE NOVAS OPORTUNIDADES DE PARCERIA COM CÂMARA DE COMÉRCIO DE MILÃO

Fonte: Agencia de noticias do Acre
Representantes da Câmara de Comércio de Milão dizem que Acre ficou escondido por muito tempo (Foto: Rafael Renzo)
Representantes da Câmara de Comércio de Milão dizem que Acre ficou escondido por muito tempo.

Além de exposições e palestras, o Italia S/A também se apresenta como um espaço para bons contatos e prospecção de negócios, e o governador Tião Viana aproveita a oportunidade do evento do qual o Acre participa para firmar novas parcerias.

Após as apresentações das palestras feitas por gestores do Estado, o governador - companhado da primeira-dama Marlúcia Cândida e secretários - participou de uma importante reunião com representantes da Câmara de Comércio de Milão, Roma, Florença, Turim, Vicenza, Modena e outras cidades da Itália, acerca de possibilidades de investimentos de empresários italianos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre.

Além da ZPE, apresentada pela subchefe da Casa Civil, Nazareth Araújo Lambert, os secretários Lourival Marques (Seaprof) e José Carlos Reis (Pequenos Negócios) mostraram as ações na produção, principalmente, na piscicultura e meliponicultura.

As oportunidades de negócios visam casar os investimentos em infraestrutura e produtos, abundância de matérias-primas como madeira, borracha, açaí, frutas tropicais e castanha - om alta tecnologia italiana -, além da real possibilidade de acessar mercados próximos como o andino e o asiático. As associações comerciais italianas poderão ser parceiras dentro e fora do Brasil para introdução dos produtos na Europa, como no caso da produção de peixes.

O governador Tião Viana não escondeu o otimismo em relação aos projetos desenvolvidos no Estado e ressaltou que é preciso reconhecer esse novo momento e abraçar as oportunidades. “É o que o Lula diz: ‘O Brasil ainda não conhece as vantagens que tem a ZPE do Acre para o mercado andino’. Por isso, fazemos questão de apresentar o que estamos realizando no Estado, buscando novos parceiros”, diz.

O responsável no Brasil pelo escritório de representação das Câmaras de Comércio, Bruno Aloi, comenta que o Acre ficou escondido por muito tempo e agora é o momento de trabalhar e divulgar a identidade regional e seu potencial em todos os setores.

O presidente da Federação da Indústria no Acre (Fieac), Carlos Sasai, também participou da reunião e comentou sobre a parceria que a federação faz questão de manter. “Temos um governador que está preocupado em desenvolver o setor industrial no Estado, por isso temos uma relação de parceria com o governador, apoiando suas iniciativas”, ressalta.

Primeira parceria
Governador Tião Viana ressalta que o país precisa reconhecer a importância da ZPE do Acre para o país.
O trabalho iniciado de elaboração de identidade visual e cultural, desenvolvido pelo governo do Estado em conjunto com o Instituto Politécnico de Milão - por meio do Poli.Design - e que originou as linhas de produtos de marcenaria para formatação de uma marca Acre, mostra que a parceria é possível e pode ser muito exitosa. “O curso originou produtos com uma base que ancora a contemporaneidade de nossos valores florestais, com respeito ao conceito de desenvolvimento econômico sustentável”, comenta a subchefe da Casa Civil, que explanou sobre a ZPE.

O turismo

A necessidade de divulgação das potencialidades do Acre na Itália, a fim de que sejam realizadas feiras de intercâmbio para que os potenciais do Estado possam ser conhecidos, foi um ponto bastante debatido no encontro. Outro ponto forte destacado foi a oportunidade advinda da região para o turismo ecológico, místico e de aventura. A atração de investidores para conhecer o Acre também foi evidenciada.

Próximos passos

O encontro foi essencial para dar encaminhamentos. Uma próxima conversa acontecerá envolvendo também o Ministério das Relações Exteriores, pois é interesse do governo federal que as potenciais agregações de valores dos produtos a serem exportados sirvam para o equilíbrio das balanças de pagamento do Brasil. E em breve empresários italianos que atuam aqui no país farão uma visita ao Acre para conhecer de perto os projetos desenvolvidos no Estado. Marlúcia Cândida já adianta que nos próximos dias representantes da empresa italiana Tabo também visitam o Estado para discutir parcerias
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário