sexta-feira, 12 de abril de 2013

FORÇA-TAREFA TENTARÁ REGULARIZAR SITUAÇÃO DE HAITIANOS NO ACRE


       Com informações do O Globo e Correio Braziliense 
       Fotos: Thayllane Tavares.

      Haitianos continuam encontrando a porta aberta no Acre para entrar sem problemas no Brasil. O caso já disparou o estado de emergência social pela falta de planejamento. O pior dessa história é a ação dos coiotes, que estão ganhando fortunas à custa da ineficiência do nosso governo.



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou no último dia 10, uma força-tarefa do governo federal, com cinco ministérios e a Polícia Federal, para regularizar a situação dos haitianos que entraram ilegalmente no Brasil, criando um grave problema social no Acre. Cardozo disse que, a partir de hoje, o efetivo da Polícia Federal será reforçado no estado, para evitar a ação dos coiotes na fronteira do Acre e o movimento migratório ilegal.





Segundo o ministro, a partir de amanhã, chegarão ao Acre representantes dos ministérios da Justiça, de Relações Exteriores, do Trabalho, da Saúde e do Desenvolvimento Social para atuar em parceria com o governo do Acre no atendimento aos haitianos. 


- O Brasil tem uma tradição, que temos de respeitar, de receber migrantes, reconhecendo seus direitos e a possibilidade de aqui viverem dentro do que a lei estabelece. Exatamente pela situação que acontece no Acre, vamos fazer uma força-tarefa com vários ministérios envolvidos, para cuidar do problema - disse o ministro.

O movimento migratório de haitianos começou em 2010, depois do terremoto que devastou o país e matou inclusive militares brasileiros da missão de paz e a pediatra Zilda Arns. A estimativa das autoridades do Acre é que cerca de 1.700 haitianos entraram ilegalmente no estado nos três primeiros meses deste ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário