sábado, 6 de abril de 2013

EMPRESA FRANCESA RENOVA COM SERINGUEIROS DE ASSIS BRASIL, NOVO CONTRATO PARA COMPRA DE BORRACHA






A borracha produzida pelos seringueiros da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Assis Brasil, é a base da matéria-prima utilizada pela empresa francesa Veja para a produção de sapatos orgânicos, vendidos no mercado europeu.

O contrato com os extrativistas foi renovado na manhã desta sexta-feira, 5, com a presença do governador Tião Viana e dos deputados estaduais Geraldo Pereira, Astério Moreira, líder do governo na Assembleia Legislativa, e Denilson Segóvia, além do vice-prefeito, José Ferreira e dos vereadores do município.


O acordo celebrado entre os extrativistas e a empresa francesa, intermediado pelo governo do Estado, foi renovado pelo sexto ano, prevê a compra de 5 mil quilos de Folha de Defumação Líquida (FDL), beneficiando seringueiros de 64 unidades produtoras espalhadas ao longo do Seringal Icuriã. O secretário de Produção, Lourival Marques, explica que o contrato foi articulado pelo governo e que serão entregues cinco toneladas de borracha.

“É mais uma renda para o homem que vive na floresta, uma oportunidade para as famílias obterem lucro, e uma atividade que é agregada a outras dentro da comunidade. O FDL é um processo de beneficiamento diferenciado, a chamada Folha de Defumação Líquida, que gera uma borracha mais limpa, com mais qualidade e muitas possibilidades de uso”, disse Marques.

O processo permite que mulheres e até adolescentes possam beneficiar a borracha. Há entre os produtores uma espécie de competição, para ver quem é o maior produtor do ano. A brincadeira é reconhecida pela Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista em Assis Brasil (Amopreab).

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário