terça-feira, 26 de março de 2013

RIO ACRE CHEGA A 15,20m E DESABRIGA CENTENAS DE PESSOAS EM RIO BRANCO


Por Adalberto Araújo
Fotos: Juan Diaz

Na manhã desta quarta-feira a cota do Rio Acre já chegava a 15,20 metros  na capital, desalojando mais de 900 pessoas que correm para tentar retirar das suas casas o que ainda podem. Uma força conjunta do governo, prefeitura e exército, auxiliam essas famílias nos bairros mais atingidos, 06 de Agosto e Taquari, por exemplo. Elas estão sendo levadas para o parque de exposições na BR 317, onde estão sendo construídos alojamentos temporários desde quando o Rio Acre deu sinais de que iria transbordar.
Segundo a "Agência de Notícias" , atualmente existem 12 equipes da Semsur que trabalharão ininterruptamente, inclusive no feriado santo. O exército, através do 4º BIS e 7º BEC, disponibilizaram 50 homens, 10 caminhões e 10 barcos para a mobilização, deixando claro que deixarão mais homens à disposição se necessário.



Exército auxiliam na retirada de famílias.

Há informações de que nas regiões mais críticas a energia elétrica já foi cortada, para evitar acidentes com moradores e também com as equipes de resgaste. Outro perigo decorrente da época de cheia é o proliferações de animais peçonhentos, no bairro 06 de agosto uma cobra sucuri de quase 2 metros foi encontrada por moradores, além do perigo de doenças em contato com água misturadas com esgotos.
Segundo o coronel Paulo César, da Polícia Militar, a PM já está presente no Parque de Exposição durante a noite e um policiamento ostensivo está sendo feito nas áreas alagadas para evitar furtos, inclusive com o BOPE à disposição. Os acessos de veículos estão limitados no parque, e a entrada de pessoas rigidamente controlada.

Menina leva pertences no bairro 06 de agosto, enquanto atravessa água que invadiu sua casa.



Menino observa trabalho do exército no bairro Taquari, um dos mais atingidos pela cheia do Rio Acre.


Um dos bairros mais atingidos pela enchente deste ano é o Taquari. Durante toda a segunda-feira, 25, dezenas de famílias aguardavam transporte para levar seus pertences até o Parque de Exposições. Dona Sebastiana Martins de Souza, moradora da Rua Baixa Verde há 23 anos, sabe exatamente o tamanho do sofrimento.

Seria pior se não fosse a solidariedade. No Taquari, até ontem (segunda), quem fazia o transporte dos móveis e utensílios das famílias desabrigadas eram os homens do Exército. Assim como muitas pessoas, dona Sebastiana torce para que o nível do Rio Acre comece a baixar ainda esta semana.

Um posto de arrecadação de donativos foi implantado no Corpo de Bombeiros, localizado na Estrada da usina, 669, Morada do Sol, a prioridade de recepção de donativos estão sendo massa para mingau, fraldas descartáveis e Leite em Pó.



Colaboração: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário