*Com informações do IFAC (www.ifac.edu.br)
O primeiro dia com a realização de visitas técnicas e reuniões formais da equipe do Instituto Federal do Acre (IFAC) às instituições no Canadá rendeu bons frutos para o IFAC e, consequentemente, para o povo acreano.
A equipe - composta pelo Reitor Pro Tempore do IFAC, professor Breno Carrillo Silveira, a Assessora de Comunicação e Relações Institucionais, Adma Batista da Costa Cerqueira, a Assessora de Relações Internacionais e Projetos Especiais, Ana Paula Melo Saraiva Vieira e o Chefe da Auditoria Interna, Régis Hartmann - começou a agenda de visitas na terça-feira, dia 19 de março, com a visita ao Camosun College, instituição canadense localizada na cidade de Victória, Estado da Columbia Britânica – situado no oeste do Canadá, que tem uma estrutura moderna atendendo aproximadamente 12 mil alunos em duas unidades. A cidade de Victoria tem a economia baseada no turismo e nos empregos gerados pelo poder estatal.
Durante toda a manhã e parte da tarde foram realizadas visitas às instalações do Camosun College, tais como: laboratórios de pesquisas em Biotecnologia, Recursos Naturais, Informática (Hardware, Desenvolvimento deSoftwares, Redes), Eletrônica, Construção Civil, Design de móveis de madeira e tornearia.
Conhecendo as instalações e conversando com gestores e professores, verificou-se que os alunos ao passo que estudam conceituais teóricos, tem uma estrutura de laboratórios que possibilita simular a realidade. Além disso, a escola tem uma forte vinculação com o setor produtivo local: os alunos realizam estágios que podem variar de 04 a 16 meses em empresas da cidade de Victoria. Segundo os diretores da instituição a taxa de empregabilidade dos egressos é elevada.
Durante almoço com o corpo de diretores do Camosum College, a equipe do IFAC debateu a proposta da realização de intercambio de alunos e professores das duas instituições, da realização de pesquisas de forma conjunta e de missões técnicas, onde as duas instituições irão trabalhar no desenvolvimento técnico, tecnológico e científico de áreas afins para ambas e que são de interesse para o desenvolvimento regional de Victoria-BC e para o estado do Acre.
(Da esquerda para direita, Geoff Wilmshurst – director do Camosun International, Breno Silveira – reitor do IFAC, Jamie VanDenbossche – director de Pesquisa Aplicada e Inovação e Chris Edley – director do Centro de Tecnologia)
Na reunião com os membros do College, Geoff Wilmshurst, diretor do Camosun International, Diana Shields, vice diretora do Camosun International, Chris Edley, diretor do Centro de Tecnologia e Jamie VanDenbossche, diretor de Pesquisa Aplicada e Inovação, ficou acertado que no segundo semestre de 2013, o IFAC já poderá enviar os primeiros alunos para intercambio no Camosun, onde terão acesso a infraestrutura de laboratórios, salas de aula, pesquisas e debates com professores e pesquisadores. Os diretores do Camosun também relataram que pretendem enviar, em 2014, missão ao Acre para realizarem intercâmbio discente e docente.
“Foi um passo fantástico para o IFAC e para o Acre”, afirmou o reitor do IFAC, Breno Silveira. “Nossos alunos e professores terão acesso a pesquisas e estruturas de ensino de primeiro mundo, em que poderão desenvolver pesquisas específicas, de acordo com a realidade do Acre. Iremos iniciar as atividades de intercâmbio com oCollege ainda em 2013 e acreditamos que essa parceria terá uma longa duração e resultados duradouros e importantes para nosso Estado.” completou.
Um ponto inovador na pactuação de intercâmbio é que os alunos e servidores que se deslocarem do Acre para Victoria, ou de Victoria para o Acre, não irão atuar somente como ouvintes ou alunos especiais. Os servidores das duas instituições também irão ministrar cursos e trabalhar em pesquisas nas instituições anfitriãs.
Segundo o reitor Breno Silveira, a proposta rompe com um modelo ultrapassado de intercâmbio. “Os professores e alunos do IFAC além de assistirem aulas como ouvintes ou alunos especiais no Camosun, também irão ministrar cursos e expor pesquisas que estão sendo realizadas no IFAC. Temos uma ótima oportunidade de apresentar o conhecimento científico, técnico e tecnológico produzido em nossa região”, afirmou.
Estágio para os Alunos do IFAC no Setor Produtivo de Victoria: Portas Abertas!
Durante o período da tarde foram visitadas duas empresas onde os diálogos realizados viabilizaram parcerias de estágios para que os alunos do IFAC atuem no setor produtivo local de Victoria-BC.
A primeira empresa visitada foi a Stantec, empresa multinacional que trabalha com consultoria em diversas áreas. Uma das áreas de destaque é a de realização de pesquisas em análise de sistemas e monitoramento ambiental (com pesquisas em análise de solos, água, petróleo, gás, entre outros) em vários lugares do mundo.
O Reitor do IFAC apresentou a instituição e relatou da importância de se inserir alunos da Amazônia em instituição que realiza pesquisas de ponta na área ambiental, e como isso coaduna com os eixos tecnológicos e com a proposta de expansão das ações do IFAC. O corpo diretor da empresa, Craig E. Norris, Diretor da Stantec, Jennie Christensen, Diretora responsável da área de serviços ambientais, se apresentou sensível às solicitações e afirmou que a empresa está aberta para receber alunos do IFAC em caráter de estágio.
A segunda empresa, Axys Technologies, que trabalha com monitoramento ambiental, também pactou, em reunião com Alberto Callo, Gerente de Produção, que irá receber os alunos do IFAC para estágio na empresa. A empresa tem como foco principal a coleta e análise de dados ambientais em diversas partes do planeta sobre os oceanos. Para tal, diversas áreas científicas são envolvidas e, portanto, faz-se necessário a utilização de equipamento de alta tecnologia. Os alunos e professores do IFAC terão acesso ao agregado nos momentos das visitas.
“Outra inovação conquistada na viagem é que nossos alunos terão acesso a um setor produtivo com pesquisas, técnicas e ferramentas de primeira ordem. O acesso as técnicas e conhecimento irá mudar a vida e a perspectiva dos nossos professores e alunos, e, consequentemente, irá influenciar no próprio desenvolvimento institucional e do Estado do Acre.” finalizou o Reitor.
O College e as empresas
- Camosun College, fundando em 1971, está localizado na bela Victoria, capital do Estado da “British Columbia”. Possui dois câmpus e atendem cerca de 20 mil alunos por ano em certificado, diploma, bacharelado e programas de educação continuada. Cada ano o Camosun recebe mais de 1.000 alunos indígenas de 50 países, e mais de 550 estudantes internacionais vindos de 40 países diferentes.
O nome "Camosun" vem da palavra local Lkwungen (Songhees) significando nome-nação "onde as águas diferentes se encontram e se transformam." Hoje, oferece mais de 160 programas inovadores para ajudar a atender as necessidades de estudantes e comunidades em Victoria e demais localidades. Suas ofertas incluem educação universitária, transferência e programas de graduação aplicados; carreira e formação de negócios; modernização e programas de preparação e educação continuada.
- A Stantec, fundada em 1954, é uma empresa que presta serviços de consultoria profissional em planejamento, engenharia, arquitetura, design de interiores, arquitetura da paisagem, topografia, ciências ambientais, gerenciamento de projetos, economia e projetos de infra-estrutura e projetos de instalações. Essa empresa também apoia clientes dos setores público e privado em uma grande variedade de mercados, em todas as fases, desde a concepção inicial e de viabilidade financeira para projetar à conclusão e além.
Os seus serviços são prestados em projetos ao redor do mundo através de aproximadamente 12.000 funcionários em mais de 200 locais na América do Norte e 4 locais internacionalmente.
- AXYS Technologies Inc. é uma empresa canadense com mais de 35 anos de experiência em projeto, fabricação e instalação de sistemas remotos de monitoramento ambiental em todo o mundo. Aplica seu amplo conhecimento e experimentos marinhos, de água doce, as estações terrestres, monitoramento e eólica offshore de sistemas de avaliação de recursos aquáticos, parâmetros oceânicos e atmosféricos. São oferecido ainda serviços de técnicas de campo para treinar e apoiar os clientes na operação e manutenção de todos os produtos. E empresa utiliza a tecnologia de custo-eficácia relacionada com uma vasta gama de aplicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário