quinta-feira, 22 de agosto de 2013

AGENTES DA POLICIA FEDERAL REALIZAM PARALISAÇÃO EM RIO BRANCO -AC

Foto de Juan Diaz


Na manha de hoje (22) em Rio Branco, Agentes da Policia Federal realizam uma paralisação em frente a sede da instituição. Eles exigem melhores estruturas de trabalho, um reajuste maior que os 15,8% ate o ano de 2015 que foi oferecido pelo governo federal e também exigem por uma reestruturação da policia federal.

Ainda hoje e confirmada uma caminhada com saída da sede da PF de Rio Branco ate a Assembleia Legislativa, Onde os agentes vão esperar ajuda dos parlamentares acreanos no contato com a bancada militar para dar apoio às reivindicações em Brasília- DF. Disse Franklim Albuquerque, presidente do sindicato da categoria no Acre.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

ESTADO DO ACRE REGISTRA O MAIOR NUMEROS DE FOCOS DE QUEIMADAS DO BRASIL



Fonte www.otempoaqui.com.br
Foto J Diaz

As imagens de satélites mostram todos os focos de grandes queimadas em toda a América do Sul.
O Brasil só perdeu para a Argentina, mas dada a sua área, que é muito maior que a do país vizinho, proporcionalmente, a quantidade de queimadas é muito menor do que lá.
O destaque nacional, nesta segunda-feira, é para o Acre, que registrou, um total de 98 focos colocando-o na primeira posição entre todos os estados brasileiros com o maior número de focos de queimadas de grandes proporções. O maior número de queimadas tem ocorrido no centro do estado e no vale do Juruá, conforme mostram as imagens de satélite.
O segundo estado com o maior número de queimadas é o Tocantins, com 79 focos, seguido pelo Maranhão, com 78.
Confira o relatório emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no começo da tarde desta segunda-feira, dia 19, que mostra o acumulado entre 0 h de domingo e 16h 30min desta segunda-feira, no horário universal.

INPE - Tabela dos Focos Acumulados por estados do Brasil

Estado Focos
AC 98
AM 28
AP 4
BA 20
ES 1
GO 9
MA 78
MG 2
MS 8
MT 26
PA 23
PI 32
PR 3
RO 7
SP 2
TO 79
BRASIL 420

sábado, 17 de agosto de 2013

10ª ROMARIA ECOLÓGICA ALMA DO BOM SUCESSO REÚNE MAIS DE 2 MIL DEVOTOS EM ASSIS BRASIL

Por J.Diaz
Fotos Juan Diaz

De acordo com o Decreto Municipal nº 160 de 27 de fevereiro de 2007, o dia 15 de agosto é feriado no município de Assis Brasil, data dedicada a santa Raimunda do Bom Sucesso. Esta data, que além de ser comemorada pelos munícipes Assisbrasilienses e de outros municípios acrianos, está agendada também, no imaginário religioso dos povos das fronteiras especialmente dos peruanos do departamento de Madre de Dios assim como de Cusco, a capital arqueológica da América do Sul.

No último dia 15 de agosto, a pequena Praça de Assis Brasil amanheceu totalmente ocupada por centenas de romeiros devotos da Santa Raimunda de Bom Sucesso, que a partir das 05 horas da manhã portando velas, flores e oferendas diversas abordavam os veículos, para se deslocarem até a colocação Cumaru do Seu Tota, distante a 32 km da cidade. Daqui, do Cumaru, os Romeiros continuam a pé como forma de penitência oferecida para a Santa Seringueira, através de uma estrada de seringa, trilha semelhante àquela que Raimunda costumava percorrer, seja ajudando o marido no corte ou colheita do látex da Hevea brasiliensis ou indo a socorrer como parteira, as suas amigas dos seringais.

Durante a caminhada, conduzida pelos organizadores religiosos da Romaria, os devotos de diversas idades e nacionalidades, com a mais pura fé cristã, ecoavam através da floresta suas orações e cânticos religiosos, até chegarem após uma hora de duro caminhar, ao Santuário da Santa Raimunda ou “Alma do Bom Sucesso” como sempre foi conhecida pelos seringueiros do vale do Alto Acre. Aqui, os Romeiros são recepcionados por uma placa com os dizeres SANTUARIO DA SANTA ALMA DO BOM SUCESSO, com a tradução correspondente em espanhol, para os hermanos é claro, do Peru, que representam aproximadamente 80% dos devotos presentes no Santuário. Uma solene missa foi celebrada no local pelo Padre José Valdecir, Padre Chagas, o Diácono Lindomar e a irmã Maristela, onde após a Liturgia da Palavra, muitos devotos participaram da Comunhão Sagrada na Liturgia Eucarística. 

O cheiro das velas acendidas que envolvem todo o ambiente do santuário, assim como o aroma natural das muitas flores portadas pelos devotos, faz com que nos sintamos em um lugar religiosamente diferente do nosso cotidiano comum. Logo, ao observar os devotos de joelho perante a sepultura ou a imagem de sua Santa, uns com velas acesas na mão, outros com flores, cartas de pedidos e ou agradecimentos de graças, ex-votos pelos milagres recebidos; ou aqueles com seu olhar místico que reflete a mais pura fé do mais íntimo de seu ser: Logo passamos a compreender do porque um santuário religioso é realmente sagrado.

Foi assim a 10ª Romaria da Santa Raimunda. Tivemos no município de Assis Brasil a presença de mais de 2 mil peregrinos que acudiram movidos pela fé na alma de uma ¨simples mulher com o simples nome de Raimunda” como bem frisou a irmã Maristela, conversando comigo no retorno do Santuário para Assis Brasil. É verdade, uma “simples mulher”, mas não porque era apenas seringueira ou apenas mais uma Raimunda como tantas outras Raimundas ou Marias brasileiras, mas porque, esta Raimunda, abrigava em sua alma a simplicidade da maioria dos seringueiros: O amor ao próximo sempre com humildade e com o “cuidado” que os mais simples e necessitados merecem.

A Santa Raimunda, que ainda não é Santa, mas que para nossos seringueiros, Ela é sim, uma Santa, sempre soube “tocar” no coração de cada homem humilde da floresta, suprindo suas necessidades tão sofridas. Hoje, a fé de nossos seringueiros esta se expandindo além das fronteiras, e a “Santa Raimunda” esta “tocando” sim, com sua humildade de seringueira no coração de milhares de almas também humildes, que precisam de carinho, de atenção, de “cuidado”.

Este “cuidado” é o que esta faltando que nossas autoridades tenham para com as centenas de milhares de desprotegidos deste imenso Brasil e de muitos países do nosso planeta. Temos que saber “tocar” com toda nossa sensibilidade nas chagas purulentas da pobreza presente em nossas sociedades complexas e desacreditadas, para que elas, nossas classes de extrema pobreza e sem fé, se sintam reestabelecidas e curadas, com sua fé devolvida.






                                                            

Marilene do Nascimento cortando cabelo do filho Darlan que sofreu de desmaios desde os 3 meses de nascido. Ficou bom após sua mae fazer a promessa de cortar o cabelo perante a Santa. Mora no seringal Apuí-Brasiléia.                                         

















































terça-feira, 13 de agosto de 2013

MAIS UMA FRENTE FRIA CHEGARÁ AO ACRE AMANHA, 14




Mais uma intensa frente fria chegará ao Acre amanhã, 14, com muito vento, despencando a temperatura para valores em torno de 11ºC, mas com sensação térmica inferior a 6ºC, segundo o portal O Tempo Aqui.

A frente fria será resultado de altíssimas pressões atmosféricas na Argentina, provocando o surgimento de uma nova e intensa massa de ar frio, de origem polar, que se deslocará, rapidamente pela América do Sul.

No período da manhã, ventos com rajadas que poderão ultrapassar 60km/h, em alguns pontos, atingirão a capital acreana e a região de Brasileia.

O choque do ar frio com o ar quente, que está sobre o Acre, vai provocar chuvas abundantes acompanhadas de raios e ventanias, de forma generalizada, na maior parte do estado.

As temperaturas noturnas permanecerão baixas, pelo menos, até a próxima sexta-feira (16). Durante o dia, a partir de quinta-feira, o sol estará forte e a umidade do ar atingirá valores críticos, na parte da tarde, oscilando entre 20 e 30%, em Rio Branco, Brasileia e proximidades, mas, também, estará bastante baixa no centro do estado e no vale do Juruá.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

ES TEMPRAÑO PARA LA FIESTA . - NÃO É FESTA Sr. INTENDENTE, É REVOLUÇÃO!



Por Marcos Vinicius Neves - Historiador 

Dia seis de agosto, dia de festa. Faz 114 anos que Plácido de Castro à frente de trinta e três seringueiros iniciava a ultima e vitoriosa fase da Revolução Acreana em Xapuri. Porém antes mesmo de tentar entender o significado desta data para os atuais acreanos, é preciso voltar mais um pouco no tempo.

O movimento revolucionário que afligiu os altos rios acreanos havia sido iniciado três anos antes, quando ao tentar dominar definitivamente os vales do Acre, do Iaco e do Purus, as autoridades bolivianas haviam causado profundo descontentamento na população brasileira que habitava a região. Por isso, em 1º de maio de 1899 foi deflagrada a “Primeira Insurreição Acreana” quando foram expulsos de Puerto Alonso, local escolhido para instalar a alfândega boliviana, todos os bolivianos que dali cobravam impostos sobre a borracha e tentavam instalar o governo da Bolívia sobre a região.

Poucos meses depois, os revolucionários decidiram avançar mais em seu movimento, já que o governo federal brasileiro continuava reconhecendo a posse boliviana sobre os vales acreanos. Para tanto, em 14 de julho de 1899, foi proclamado o “Estado Independente do Acre” e o espanhol Luiz Galvez foi aclamado como seu presidente. Com isso, os habitantes do Acre pretendiam tornar a região um território litigioso o que provocaria, inevitavelmente, a revisão da posição oficial do governo federal. Porém essa tentativa foi infrutífera e as forças armadas brasileiras dirigiram-se ao Acre para depor o cidadão Galvez e devolver à Bolívia a posse daquelas terras tão ricas e ambicionadas.

É preciso lembrar, também, que a república brasileira do fim do século passado não era nenhum primor de desenvolvimento ou de integração entre os diversos estados. Tanto assim, que o governo do Estado do Amazonas, insatisfeito com a posição do governo federal, que só beneficiava os cafeicultores do sul, resolveu financiar uma nova expedição revolucionária ao Acre. E para isso contou com o apoio de diversos proprietários que haviam participado dos eventos anteriores. Porém, a “Expedição dos Poetas” fracassou completamente devido às profundas divergências que dividiam seus integrantes.

Mais uma vez o Acre ficava sob domínio total da Bolívia. Quando chegou a notícia de que haviam sido concluídas as negociações entre um sindicato formado por capitalistas ingleses e norte-americanos e o governo boliviano. O Bolivian Syndicate iria arrendar e explorar as terras acreanas, inclusive com poder militar sobre elas. Isso causou um profundo temor em toda a população do Acre que via surgir agora a ameaça da intervenção de fortes países desenvolvidos contra os quais a luta seria quase impossível. Foi nesse contexto que a região do Alto Acre resolveu aderir definitivamente ao movimento revolucionário, já que até aqui, o principal palco dos acontecimentos havia sido o Baixo Acre. Tornava-se, então, possível deflagrar a luta armada.

Curiosamente Plácido de Castro, convidado para comandar a campanha militar, já que possuía experiência anterior, não queria começar a campanha por Mariscal Sucre (como era chamada a atual Xapuri), mas sim por Puerto Alonso (ver box), mas foi convencido do contrário pelos líderes da revolução, especialmente Joaquim Vitor e Rodrigo de Carvalho. Do mesmo modo, Plácido pretendia deflagrar o movimento no dia 14 de julho, mesma data escolhida por Galvez para a proclamação do Estado Independente, três anos antes. Porém, o atraso na chegada das armas que seriam utilizadas na luta, levou ao adiamento da iniciativa. Foi escolhida então a data comemorativa, também por seu simbolismo, da Independência da Bolívia, dia 06 de agosto.

Conta nossa história oficial que no dia marcado, antes do raiar do dia, Plácido de Castro à frente de seu pelotão de seringueiros postados estrategicamente em frente das três casas que serviam como abrigo às forças bolivianas, acordou o comandante D. Juan de Dios Barrientos, que atordoado pensou tratar-se já do início das festas pela passagem do dia da independência boliviana e abrindo a porta exclamou:

- Es Temprano para la fiesta.
Ao que respondeu Plácido com determinação:
- Não é festa, Sr. Intendente, é Revolução !

Começava assim, sem o disparo de nenhum tiro, a fase mais sangrenta da Revolução Acreana.
Hoje, passados cento e oito anos, daquele memorável dia seis de agosto, devemos refletir sobre a herança que recebemos dessa história de lutas, derrotas e vitórias, que mobilizou homens de todos os tipos e
classes sociais com o objetivo de não perder suas nacionalidades.Mais do que conseguir manter sua cidadania brasileira, os revolucionários, criaram uma nova identidade. Foi a partir da Revolução Acreana que aqueles brasileiros tornaram-se acreanos e passaram a defender essa condição ao longo dos 114 anos posteriores.

“É interessante notar as profundas semelhanças entre a revolução de Galvez e a de Plácido de Castro. Veja-se o paralelo em quase todos os atos administrativos do Estado do Acre de um e do outro. Plácido escolheu a data de 14 de julho para o início do movimento. Na mesma data Galvez iniciava a sua república. Plácido queria primeiro atacar Puerto Alonso, onde Galvez irrompeu seu motim, sem um tiro, para aí instalar o seu governo. Os limites geográficos de um e de outro Estado são quase os mesmos. A bandeira decretada por Galvez foi integralmente adotada por Plácido. A estrutura administrativa do governo de Galvez serviu de modelo a Plácido, para instalar o seu. Os dois instituem com o mesmo nome o “Estado Independente do Acre”. A capital do Estado, Cidade do Acre, nomenclatura emprestada por Galvez a Puerto Alonso, é mantida por Plácido de Castro. A intenção de pedir ao Governo brasileiro a anexação do Acre foi uma constante nos dois chefes.”

(Tocantins, Formação Histórica do Acre, 1979, pág. 102)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EXPOACRE 2013: DECEPÇÃO PARA UNS E PREJUÍZOS PARA OUTROS

Da redação Flash Amazon

Do dia 27 de julho até o dia 4 de agosto aconteceu a ExpoAcre 2013. Um sucesso como sempre. Bons shows com Thalles Roberto, Bruno e Marrone e Fernando e Sorocaba. Teve também a Selva MMA - que felizmente o nosso acreano, Francimar Bodão, não pode participar, foi ser contratado pelo UFC, no Rio de Janeiro – rodeio, vaquejada, as coisas de sempre.

Tudo poderia ter sido perfeito, exceto por alguns detalhes. Vejamos.

Num evento do tamanho da ExpoAcre, com a quantidade de pessoas presentes, com o risco de acontecer alguma coisa séria a qualquer instante, os policiais deviam estar circulando, andando pelo parque, atentos, e não parados pelos cantos de braços cruzados com vi várias vezes. Essa pode ter sido a ordem dada, mas não foi certa. Deveriam estar em vários lugares, sempre atentos.

Álias, percebe-se que o Parque Marechal Castelo Branco já ficou pequeno para a Exposição. As pessoas já andam se empurrando, tudo amontoado, pouco espaço. Ficou pequeno. A maior feira de negócios e exposição do estado do Acre precisa de um lugar maior, afinal, a cada ano são mais pessoas presentes, mais investidores, mais empresários... Sobre as brigas, é preciso de um dedo de cautela para falar a respeito. A culpa é de fato de quem brigou, de quem não sabe se divertir em paz, não sabe se relacionar com as outras pessoas. Mas e a questão dos tiros pra cima, spray de pimenta pra todo lado? Se estava tendo revista na entrada, ninguém poderia ter entrado no parque com isso não é?

Então, se deduz que os responsáveis foram pessoas que tinha permissão para estar com esses objetos, certo?

Ou não, houve um momento em que haviam tantas pessoas entrando, tanta gente na fila pra ser revistado, que o “bacu” simplesmente parou. Sim. Foram entrando. Foram deixados entrar. Aí está a falta de despreparo das pessoas que realizavam a segurança do lugar. Não sabem lidar com muita gente, com aglomeração. Ficaram “aperriados”. Não deram conta do serviço.

As brigas também causaram prejuízo para quem estava lá a trabalho. Na hora da confusão, muita gente saiu correndo dos restaurantes. Também, com tiro pra cima, spray de pimenta, porrada, e garrafas voadoras, quem ia se lembrar de pagar conta? E as mesas e cadeiras destruídas? Puro prejuízo.
Uma coisa puxa a outra, então falando de prejuízo lembramos de como estavam caros os ingressos pra qualquer coisa. Deve-se lembrar, ao organizar eventos assim, da população em geral, dos de baixa renda mesmo. Quantas pessoas não gostam de MMA, sempre vêem pela TV e não puderam ir assistir por custar R$150, e ainda que fosse pra estudante, R$75 ainda é muito. Quem faz a popularidade de qualquer coisa é o povo. Se o povo não pode ir, o que acontece?

Outra coisa da qual eu posso falar com propriedade é do monitoramento do transito. Tinham momentos em que estavam caóticos. Poderia muito bem a cada cem metros ter um agente de transito cuidando das coisas. Mas não. Aquele auxilio de “para um pra passar o outro” ajudaria bastante.

Enfim, fica aqui a opinião do público para a próxima ExpoAcre: cuidado maior com a segurança começando pelo prepara dos contratados para tal trabalho, um espaço mais amplo, cuidado maior com o transito, e principalmente, lembrar de quem quer ver algum show e não conseguiu, por que o dinheiro não deu. Um olhar de carinho para a feira, pelos organizadores, pensar em quem tem menos condições e que merecem se divertir seria incrível, afinal, o evento não é, nem de longe, apenas para a elite.                                                                             










                                                                                                                                 

SHOW DA DUPLA BRUNO E MARRONE ATRAI MILHARES DE PESSOAS NA EXPOACRE 2013

Por Marinara Lusvardi
Fotos de Juan Diaz

Na oitava noite da maior feira de exposição de negócios e exposição do estado do Acre, foi realizado o show da dupla sertaneja Bruno e Marrone, na arena de shows e rodeios do Parque Marechal Castelo Branco. Com quase duas horas de duração, milhares de pessoas estiveram presentes para prestigiar a dupla, que levou o publico ao delírio com grandes clássicos como Dormi na Praça e Inevitável, fazendo-os cantarem e dançarem juntos. Mega estrutura, som impecável, as vozes potentes e a simpatia da dupla com o público, foram, de fato, a receita do sucesso da atração nacional.







DICAS LIVROS - LEITURA / CRONICAS VAMPIRESCAS: ENTREVISTA COM O VAMPIRO



Autor: Anne Rice
País: Estados Unidos
Gênero: Ficção
Publicado em: 1976
Páginas: 340
            Entrevista com o Vampiro, primeiro livro da série Crônicas Vampirescas, é a narração de Louis que começa contando da sua vida antes da imortalidade, e do tempo em que viveu com quem o transformou no que é hoje, Lestat e de sua pequena Claudia. Tudo contado a um jovem repórter que com sua audácia entrevista Louis e leva ao mundo uma história fascinante.

Por: Isabelle Nascimento

sábado, 3 de agosto de 2013

SUSPEITOS DE CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR E ESQUEMA DE PIRÂMIDE FINANCEIRA DONOS DA PRIPLES SÃO PRESOS


Foram presos, na manhã deste sábado o dono da Priples, Henrique Maciel Carmo de Lima e a esposa dele, de nome não divulgado.Os dois foram detidos na residência do casal, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. No local, a polícia apreendeu cerca de U$ 300 mil.Eles são suspeitos de crime contra a economia popular e formação de esquema de pirâmide financeira.

O caso está sendo investigado pelo delegado Carlos Couto. Segundo ele, a operação será detalhada na próxima segunda-feira, durante entrevista coletiva. Ainda não se sabe para que delegacia o casal foi encaminhado.

A empresa pernambucana promete remuneração de 2% ao dia durante um ano ao usuário que responder perguntas de conhecimentos gerais. Sendo assim, o lucro da empresa viria do cadastramento de pessoas, o que caracteriza a formação de pirâmide financeira. A polícia recebeu queixas contra a Priples sobre o não pagamento dos rendimentos no dia previsto. Há também denúncias dos usuários por não conseguirem localizar a sede física da empresa.

Em depoimento prestado à polícia em julho passado, Henrique Maciel afirmou que a empresa não promete ganhos financeiros e, sim, crédito de publicidade digital. Henrique afirmou ainda que quem promete pagamento em dinheiro são os usuários.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

E DERRUBADA A LIMINAR QUE SUSPENDIA AS INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS RELACIONADAS À EMPRESA TELEXFREE




Na sessão desta quinta-feira (01) a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre denegou o Habeas Corpus e, consequentemente derrubou a liminar que suspendia as investigações criminais relacionadas à empresa Ympactus Comercial Ltda (Telexfree).

A liminar, concedida pelo desembargador Francisco Djalma, suspendia as investigações policiais. Com a nova decisão as investigações continuam e alguns divulgadores poderão ser convocados para prestar informações.

Na votação de hoje, o relator reafirmou seu voto. Já no entendimento dos desembargadores Eva Evangelista e Samoel Evangelista as investigações devem ser realizadas, a exemplo do que ocorre no Estado do Espírito Santo. Eles entendem que nada impede que outro inquérito seja promovido no Acre, tendo em vista que a apuração realizada pela polícia judiciária local tem finalidade diversa, ou seja, também quanto a divulgadores locais, afastando a existência de “Bis in idem” (estabelece que ninguém pode ser julgado duas vezes pelo mesmo fato/crime.)

O Ministério Público, representado pelo procurador de justiça, Cosmo de Souza, opinou pela denegação do Habeas Corpus.

Assim, por dois votos a um o Habeas Corpus foi denegado e a liminar derrubada.

SHOW GOSPEL NA EXPOACRE 2013 ATRAI MILHARES DE PESSOAS

Por Marinara Lusvardi
Fotos de Juan Diaz

Nesta quinta feira (01), na sexta noite da ExpoAcre, o cantor gospel Thalles Roberto fez um show para milhares de fiéis evangélicos na arena de rodeio. Pela 3º vez consecutiva no estado pela ExpoAcre, o cantor usou uma camiseta com o número 3 estampado em homenagem, e disse que estava muito feliz e que já é acreano. Interpretou sucessos como Uma História Escrita pelo Dedo de Deus, e Deus da Minha Vida e fez o público cantar junto.
Em seus discursos de pregação emocionou centenas de pessoas com conselhos bíblicos, e mensagens de esperança em Jesus Cristo. Thalles Roberto Thalles Roberto é um cantor, compositor, produtor musical, pastor evangélico e multi-instrumentista cristão. Como músico cristão, o cantor já foi indicado ao Grammy Latino e o Troféu Promessas. Sejam cheios do Espírito Santo" é o quarto álbum de estúdio gravado pelo cantor, lançado em 30 de abril de 2013.