Pesquisadores do Laboratório de Estudos de Lepidoptera Neotropical, do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, descobriram uma nova espécie de borboleta no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre. A espécie está descrita na pesquisa "An annotades list of Symmachia Hübner, [1819] (Lepidoptera: Riodinidae: Symmachiini) from Parque Nacional da Serra do Divisor, with the description of a new species" que acaba de ser publicada.
O trabalho é resultado da expedição realizada no parque há um ano pelos pesquisadores Diego Rodrigo Dolibaina, Luís Anderson Ribeiro Leite, Fernando Maia Silva Dias, Olaf Hermann, Hendrik Mielke e Mirna Martins Casagrande.
A nova espécie descrita pertence ao gênero Symmachia Hübner. O seu nome - Symmachia divisora - homenageia a unidade de conservação onde foi descoberta. Segundo Cleide Rezende de Souza, analista do parque, a expectativa é que o trabalho dê maior visibilidade à unidade de conservação, estimulando outras pesquisas de campo sobre a biodiversidade local. O artigo que descreve a nova espécie de borboleta pode ser lido na edição de agosto da publicação científica Insecta Mundi, que pode ser acessada aqui. (Em inglês)
Parabéns pela descoberta!
ResponderExcluir