terça-feira, 25 de setembro de 2012

DESCOBERTA NOVA ESPÉCIE DE BORBOLETA NA SERRA DO DIVISOR

        
*Com informações do Instituto Chico Mendes









       Pesquisadores do Laboratório de Estudos de Lepidoptera Neotropical, do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, descobriram uma nova espécie de borboleta no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre. A espécie está descrita na pesquisa "An annotades list of Symmachia Hübner, [1819] (Lepidoptera: Riodinidae: Symmachiini) from Parque Nacional da Serra do Divisor, with the description of a new species" que acaba de ser publicada.
      O trabalho é resultado da expedição realizada no parque há um ano pelos pesquisadores Diego Rodrigo Dolibaina, Luís Anderson Ribeiro Leite, Fernando Maia Silva Dias, Olaf Hermann, Hendrik Mielke e Mirna Martins Casagrande.
      A nova espécie descrita pertence ao gênero Symmachia Hübner. O seu nome - Symmachia divisora - homenageia a unidade de conservação onde foi descoberta. Segundo Cleide Rezende de Souza, analista do parque, a expectativa é que o trabalho dê maior visibilidade à unidade de conservação, estimulando outras pesquisas de campo sobre a biodiversidade local. O artigo que descreve a nova espécie de borboleta pode ser lido na edição de agosto da publicação científica Insecta Mundi, que pode ser acessada aqui. (Em inglês)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

21 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DA ÁRVORE


                                                                                                                                                               


No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branca, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.



Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.


O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
O país ainda precisa de medidas mais duras que coíbam o desmatamento e a especulação imobiliária em áreas de preservação, e de diversas outras ações em defesa das florestas. No congresso nacional, ainda se vive o impasse da aprovação do novo Código Florestal, que desagrada totalmente os defensores das florestas e cria ainda mais brechas para a derrubada de áreas verdes em vista do agronegócio.


Fotos: Juan Diaz





terça-feira, 11 de setembro de 2012

AVIÃO DE EMPRESA DO PANAMÁ FAZ POUSO FORÇADO EM RIO BRANCO



Fotos de Juan Diaz

      Acabou de decolar do Aeroporto Internacional de Rio Branco, a aeronave  Boing 737-800 da empresa panamenha Copa Airlines que estava estacionada no pátio do aeroporto Plácido de Castro desde das 00:00 desta terça (11). A empresa fez um pouso forçado na capital acriana após a aeronave, que vinha do Panamá com destino ao Aeroporto de Porto Alegre, apresentar algumas vibrações e ruídos pouco usuais para este tipo de avião. A empresa enviou então, outra aeronave com uma equipe de manutenção que chegou às 05:00, ainda desta terça. O blog tentou contato com a INFRAERO, para saber sua versão sobre os fatos, mas até a publicação deste post não conseguiu contato.



   Atualizando: A empresa divulgou uma nota ontem (11), sobre o incidente, leia na íntegra:

                         "A Copa Airlines informa que, durante o voo CM 821, cuja decolagem ocorreu às 15h12 da Cidade do Panamá com destino a Porto Alegre, a tripulação detectou um ruído atípico na aeronave modelo Boeing 737-800. Como medida de segurança preventiva, a tripulação técnica decidiu desviar o voo para aterrissagem na cidade de Rio Branco (Acre).
Uma inspeção técnica foi realizada no avião e não foi identificado nenhum problema. A companhia aérea enviou outra aeronave para levar os passageiros a seu destino final. Devido a regulamentações das autoridades aeroportuárias de Rio Branco e também em respeito a normas da Copa Airlines, o voo saiu às 13h25 desta terça-feira (dia 11, horário local) com uma parada programada em Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) – já que a restrição da pista de Rio Branco não permitiu que a aeronave decolasse com o combustível necessário para o trajeto completo até Porto Alegre, sendo necessário seu reabastecimento.
Este voo tem chegada prevista a Viru Viru às 15h (hora local) e deve sair rumo a Porto Alegre às 15h30 (hora local).
A Copa Airlines reitera que a segurança e o bem-estar de seus passageiros e colaboradores são suas maiores prioridades."

DESTINOS


  A companhia oferece 14 vôos semanais saindo de São Paulo-Guarulhos (GRU), 7 do Rio de Janeiro-Galeão e Belo Horizonte (CNF) e 5 de Brasília (BSB)e Porto Alegre (POA), sempre com destino ao Panamá (PTY), com Boeings 737-700 e 737-800. Desde junho de 2012, opera frequência diária de Manaus (MAO) para o hub do Panamá (PTY) com aeronaves Embraer 190, oferecendo conexões convenientes para praticamente todos os seus destinos nas Américas do Norte e Central, incluindo o Caribe.



TRIBUNAIS DE CONTAS FISCALIZARÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA


             

Foto: J. Diaz


Uma força-tarefa, formada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e mais oito Tribunais de Contas , vai fiscalizar as unidades de conservação da Amazônia. A decisão foi tomada no dia 16 de agosto, durante uma reunião, em Brasília, entre o ministro do TCU, Augusto Nardes, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do TCE/TO, Severiano Costandrade, e os presidentes dos TCEs do Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Pará (tribunais municipal e estadual).


A previsão estabelecida pelos conselheiros é de que esta auditoria coordenada entre os tribunais de contas alcance os demais órgãos de controle dos países que detém a Amazônia, como Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Guiana e Suriname.


A iniciativa da força-tarefa partiu de uma conversa entre o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) e o TCU, segundo enfatizou o presidente da corte amazonense, conselheiro Érico Desterro.


Pelo cronograma estabelecido, na primeira etapa haverá um treinamento dos técnicos dos tribunais no TCU, envolvendo auditorias nas unidades de conservação da Amazônia. O foco é a governança ambiental das referidas unidades.


Após o curso em Brasília e as auditorias nas unidades, o próximo passo, de acordo com o conselheiro Érico Desterro, será encaminhar uma proposta do tema aos países amazônicos, para interação internacional.


O resultado do trabalho e da interação com os demais países serão debatidos em novo Seminário Internacional sobre o tema, que deve acontecer na capital amazonense em 2013, segundo adiantou Érico Desterro.









*Texto extraído do Portal dos Tribunais de Contas do Brasil

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

INDEPENDÊNCIA OU ROCK

                           



Nesta quinta feira (6) aconteceu mais um evento de Rock n roll clássico ao heavy metal, fortalecendo o movimento rock acriano. O evento Independência ou Rock contou com a presença de algumas bandas locais como Maria Joana, Hillydae, Mátires, Fire Angel. Também contou com a presença da banda paulista Andralls, que vem de uma turnê na Europa de quase 40 shows, agora iniciando a turnê nacional por Rio Branco-AC. O evento foi realizado pela produtora de eventos independente Pé Inchado Produções.

Pela terceira vez em Rio Branco, Andralls não fez diferente e cara a cara com o público trouxe muita energia e “quebradeira”. A banda Andralls foi formada em 1998 com a intenção de resgatar o mais puro thrash metal dos anos 80. Juntamente a uma sonoridade atual, a banda adotou um novo estilo, porém, rápido e agressivo como o thrash deve ser.




Fotos: Juan Diaz e Andressa Santos