terça-feira, 24 de julho de 2012

ESGOTO A CÉU ABERTO É JOGADO NO IGARAPÉ DIAS MARTINS




Por Adalberto Araújo
adalbertojhunior@gmail.com
Colab. Victor Bruno

“O igarapé é o coração da cidade” – Com essa frase a SEMEIA , Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulga o mapeamento do igarapé Dias Martins que corta a BR 364 nas redondezas do conjunto universitário. Mas o que a referida secretaria demonstra é o oposto, a água escurecida de esgoto deixa às claras o descaso com que vem sendo tratada a rede hidrográfica da capital, que a muito tempo vem sofrendo com o mesmo problema, sem as autoridades darem uma solução concreta e definitiva. A estação elevatória de esgoto que deveria receber todo o esgoto de parte do universitário na verdade tem o papel de escoa-lo em direção ao igarapé Dias Martins.



    O parque do tucumã, que abrange também o universitário, é uma das regiões mais frequentadas por pessoas de todas as idades. Hoje, quem passa na região do igarapé tem que se acostumar com o odor liberado pelas águas misturadas ao esgoto, um verdadeiro incômodo para quem faz atividade física e um crime ambiental sem precedentes. Os igarapés eram as ruas do povo que morava nas regiões ribeirinhas, hoje sabemos que as ruas pavimentadas dão voto. E o que nos resta é saber até quando o poder vai se sobressair sobre um possível desequilíbrio natural causado por esse tipo de crime ambiental.


Fotos: Juan Diaz

sexta-feira, 20 de julho de 2012

INTERCÂMBIO CULTURAL MARCA 1ª SEMANA DEL CUSCO NO BRASIL



         Durante os dias  17, 18 e 19 deste mês a cidade de Rio Branco recebeu a Semana Del Cusco, um conjunto de atividades desenvolvida pela associação Viva Cuzco em conjunto com o governo do Acre,  como forma de fortalecer parcerias comerciais entre os dois países, além de promover o turismo que integra Pantanal, Amazônia e Andes através da estrada do pacífico. Uma série de atividades culturais também foi realizada em vários pontos da cidade, no Via Verde Shopping, por exemplo, os visitantes puderam apreciar apresentações de danças típicas do Peru e também conhecer um pouco do trabalho dos fotógrafos de Cusco, em uma exposição inédita na capital.  Segundo o fotógrafo James Aragon Carrasco o objetivo da amostra fotográfica, bem como de toda a Semana Del Cusco, é fortalecer o intercâmbio cultural entre os dois países.



                A associação Viva Cuzco é composta na sua maioria por empresários do setor têxtil, desta forma, um dos pontos fortes da semana del cusco foi a moda, desfiles ocorrido na Kia Motors e no mercado velho mostrou que muito mais do que belas paisagens, a cidade de Cuzco pode ditar tendência no mundo  fashion com peças que integram o milenar ao atual.   Segundo a produtora do evento Pamela Estrada, a escolha de Rio Branco para a realização da Semana Del Cuzco foi estratégica, pois a cidade andina se encontra a menos de 1.000 Km de Rio Branco e com a abertura da estrada do pacífico a capital se tornou um mercado consumidor em potencial. Por enquanto está previsto a realização do evento, além de Rio Branco apenas no Rio de Janeiro.

Confira mais fotos do desfile ocorrido na Kia Motors:















Fotos: Juan Diaz

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CAMINHÃO INVADE PRAÇA POVOS DA FLORESTA



 Por Andrey Amaral

        Por volta das 15:00 horas, um caminhão-baú de placa JFK-3620 do município de Tarauacá, colidiu contra uma placa na região central de Rio Branco invadindo parte da praça Povos da Floresta. Segundo o motorista, que não quis se identificar, o freio do veículo falhou e para não atingir outro veículo teve que fazer uma manobra brusca que culminou no acidente. Ninguém se feriu. 






Fotos: Juan Diaz

quinta-feira, 12 de julho de 2012

MAIS QUE GREVE, RESPEITO.


Por Adalberto Araújo
adalbertojhunior@gmail.com
         Prestes a completar 2 meses, segue sem previsão de acabar a greve da UFAC. O movimento atingi 100% das universidades federais e institutos. As reivindicações são muitas, além do reajuste salarial em torno de 28%, os técnicos da UFAC propõe a qualificação da categoria com cursos de aperfeiçoamento, entre outras coisas. “Não queremos causar transtornos aos alunos, queremos que a greve acabe, mas o governo não abre para negociação, então devemos continuar. A previsão é que até o final de julho tenhamos  algo mais concreto quanto a abertura de negociação.” – disse Figueiredo, ele está a frente do comando de greve esta semana no campus, que contou hoje com mais um protesto na entrada da Universidade. Segundo Figueiredo as intenções do Ministério Da Educação são boas, mas o orçamento ainda é o principal impasse para a apresentação de uma proposta concreta. Ontem ainda aconteceu o arraial da greve, a estrutura montada no sindicado dos professores dentro do campus pretende incluir no debate a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
     




Campus em obra


     Parece que o repasse de verba do MEC para as universidades contemplou na sua maior parte a infraestrutura, pelo menos no caso da UFAC. É o que mostra as atuais obras que estão em andamento no campus. Segundo o que a reportagem apurou são 5 obras, incluindo blocos acadêmicos, laboratórios de energia e teatro, avaliados em torno de 15 milhões. As salas de aulas receberam novas cadeiras e recentemente o curso de Engenharia Civil recebeu o laboratório de hidráulica.






Fotos: Juan Diaz

O DESCASO DO PARQUE DA MATERNIDADE



Por Adalberto Araújo

         Se você já tentou ficar no parque da maternidade após as 23:00 durante o fim de semana, certamente pode ter sido abordado por guardas de trânsito, mostrando toda sua "eficiência" naquilo que alguns costumam chamar de "indústria da multa."  O referido parque hoje é um dos raros locais na cidade que os jovens tem para um momento de lazer entre amigos e atualmente passa por um sucateamento, deixando a vista a ineficiência do poder público.










      Locais onde deveriam ser restaurantes onde iriam famílias, casais e crianças no final da tarde, hoje servem para o uso de entorpecentes e os mais diversos atos praticados por moradores de rua e viciados.
O problema abrange muito mais do que a paisagem urbanística do parque, é um problema também de quem mora nas redondezas já que se trata de uma região residencial.




   Segundo a administração do parque da maternidade, alguns trechos estão sendo reformados, porém a prioridade é para o canal que na última enchente do rio Acre transbordou fazendo com que parte dele cedesse, como é o caso da faixa localizada na área próxima a maternidade.



Fotos: Juan Diaz