terça-feira, 28 de janeiro de 2014

UM CONJUNTO SEM LEI

Por Juan Diaz
Fotos Juan Diaz



Já foi o tempo em que o Conjunto e Parque do Tucumã eram um bom lugar para passar momentos de lazer.
Atualmente o conjunto vive uma fase de descaso da segurança pública.


A criminalidade e vandalismo toma conta, seguidos de assaltos, roubos em residências a qualquer hora do dia, além da comercialização de drogas usadas em pleno parque.                 Moradores e comerciantes não aguentam mais viver nas mãos dessa criminalidade, reclamam da falta de segurança.                                                                                                                                         
Segundo eles, as únicas viaturas que passam pelo tucumã, são as viaturas do IAPEN, levando presidiários para a UPA do Tucumã. Sobre as drogas, é comum ver jovens se drogando em plena praça publica, nos quiosques de lanchonetes. E dizem que tem a 7ª Delegacia de policia, mas é apenas de ‘’enfeite ‘’. O conjunto tucumã tem uma bela fachada, uma maquiagem pra quem vê de fora, mais basta você entrar e conversar com moradores das proximidades e descobrir a verdadeira realidade. Um conjunto sem lei. 



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

INICIOU NESTE FINAL DE SEMANA O CURSO DE FOTOGRAFIA REALIZADO PELO IAI (INSTITUTO ACRIANO DE IMAGENS)


Fotos de Juan Diaz

O Instituto Acriano de Imagens (IAI) iniciou o novo curso de Formação Básica em Fotografia, ministrado pelo repórter fotógrafo Marcos Vicentti na sede da AABB.
O objetivo é levar o estudante a fotografar cenas diversas, utilizando os recursos fotográficos essenciais de um equipamento digital manual. Além disso, o curso levará o estudante a “formar uma cultura fotográfica e senso crítico acerca de sua produção visando obter imagens com qualidade”. Em aulas práticas e teóricas, o aluno desenvolverá habilidades em história da fotografia, linguagem fotográfica, equipamento fotográfico manual e luz.
O aluno deste curso terá contato com a história da fotografia, técnicas e manuseio do equipamento fotográfico, podendo, a partir destes conhecimentos, iniciar sua atuação como fotógrafo profissional. De acordo com levantamento do IAI, o mercado de fotografia está aquecido e em ascensão, e as profissões ligadas à fotografia se movimentam no ritmo acelerado das tecnologias digitais, que assumem lugar de destaque no cotidiano das pessoas e das organizações.
































quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

COM A PRESENÇA DO MINISTRO DO TURISMO, GOVERNO INAUGURA SÍTIO HISTÓRICO DO QUIXADÁ.



 
Fotos: Juan Diaz
Texto: Adalberto Araújo

"O Acre nasceu muito mais importante para o mundo que para o Brasil" - Assim declarou Glória Perez, autora da minissérie global Amazônia - De Galvez a Chico Mendes, em uma definição clara, do que é viver neste pedaço de terra, um dia habitado por Galvez. Ou pelo menos, era. A inauguração do Sítio Histórico do Quixadá, traz a tona uma nova forma de turismo na Amazônia, segundo as palavras do Secretário Leonildo Rosas o "Turismo Comunitário", já que o Sítio Histórico será administrado pelos próprios moradores que descendem dos primeiros habitantes do lugar e ganhou o nome em homenagem a cidade Cearense de Quixadá, de onde eles vieram. 
A inauguração contou com a participação de diversas autoridades entres eles: O Ministro de Turismo Gastão Vieira, O Governador Tião Viana, Senador e Vice-presidente do Senado Jorge Viana, Senador Aníbal Diniz, o prefeito Marcus Alexandre, Perpétua Almeida, além de outros parlamentares e empresários do setor do turismo.Gastão, que está no fim do seu mandato, ressaltou a importância da integração do turismo da região amazônica com os países vizinhos, segundo ele esta demanda vem aumentando com a proximidade dos eventos esportivos no Brasil, como Copa do Mundo FIFA e as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Tião Viana ainda ressaltou a importância de manter viva a história do Acre com atitudes de revitalizações como esta do Sítio histórico. O ponto fraco do local recém inaugurado é, portanto, a falta de uma escadaria e um cais na beira do Rio Acre para o atracamento de embarcações que poderiam ainda trazer turistas, o que também era o principal meio de transporte na época da exploração da borracha. O maior desafio para o governo atual e os próximos, será saber manter o local conservado para que as futuras gerações possam recordar com orgulho um pouco da história do Acre. Ainda parafraseando Gloria Perez: "Uma coisa é certa: Todas as ameaças que se escondem na floresta se escondem também nas grandes cidades e a única maneira de vencê-las é enfrentá-las" Confira as fotos da inauguração: