quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Parque Chico Mendes ganha mais duas onças




Em quarenta dias os visitantes do Parque Chico Mendes, poderão ver os dois filhotes de onça que nasceram esta semana no zoológico do Parque, filhos da onça Rebeca, criada em cativeiro no local.  A secretária de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, explica que os animais devem passar por este período de quarentena logo depois que nascem para evitar problemas de saúde. Em seguida os dois filhotes poderão ser visitados.


Brilhante conta que é rara a reprodução de mamíferos de grande porte, como a onça, em cativeiro, o que demonstra que a onça está em boas condições nutricionais e psicológicas. Os filhotes são filhos da única onça fêmea do Parque, onde há dois machos da espécie. Em 2010 Rebeca teve 2 filhotes. Em 2011 deu mais duas crias e agora teve mais dois filhotes. Segundo a secretária, em alguns meses, os filhotes são encaminhados para outros zoológicos do país, por falta de espaço para compor o habitat dos animais.    Atualmente o berçário do Parque conta ainda com filhotes de anta, paca e veado.

O Parque Chico Mendes abriga hoje 186 animais de 33 espécies diferentes, como aves, onças, macacos, antas e outros. No local há outros tipos de animais que vivem livremente na área de 76 hectares do Parque Chico Mendes. Do total, só 20 hectares são abertos à visitação pública, o restante permanece com mata virgem. Para os animais, além do zoológico, há o centro de triagem e hospitalização.

O prefeito Marcus Alexandre, que esteve recentemente no Parque com a família, garantiu melhorias na estrutura do local, que fica aberto de terça á domingo das sete horas da manhã até as 17:30.

Fonte;Assessoria da prefeitura de Rio Branco http://www.riobranco.ac.gov.br/v4/index.php

sábado, 19 de janeiro de 2013

CARNAVAL 2013 NÃO SERÁ REALIZADO EM RIO BRANCO






O governador do Estado, Sebastião Viana, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Viana fizeram uma reunião com a imprensa acreana na manhã deste sábado para anunciar que o carnaval público, promovido pelo estado e município,não será realizado esse ano.
“É um ano atípico para todos os estados brasileiros. Um ano de crise, de reajuste orçamentário, por isso, decidimos não assumir esses grandes eventos, pois nossa prioridade é focar o trabalho no enfrentamento ao inverno, com as ações de limpeza nos bairros… Esperamos no próximo ano retormar com essa festa que é uma manifestação cultural do país. Pedimos a compreensão da população”, disse o governador.
O foco agora é garantir os investimentos básicos. “Nossos esforços estão voltados para o enfrentamento ao inverno, infelizmente, temos que sacrificar a realização do carnaval público e priorizar as ações nos bairros, na cidade, mas nada impede que a população faça sua festa, que mobilizem os blocos de rua, que brinquem e se divirtam”, disse o prefeito Marcus Alexandre Viana.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Polícia Rodoviária iniciou operações na cidade de Rio Branco



A Policia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as operações de rotina nas estradas federais que cortam a cidade de Rio Branco.
O objetivo dos agentes da PRF é coibir as irregularidades e retirar de circulação condutores e veículos que estão com a documentação vencida.
As operações estão sendo realizadas em vários pontos da Via Verde e BR-364. A fiscalização faz ainda, um trabalho educativo e orienta os condutores.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

UFAC RECEBE 60.728 INSCRIÇÕES PELO SISU



        O Ministério da Educação divulgou hoje (14), a 1ª chamada do SISU, que seleciona estudantes de todo país para universidade públicas com base na nota do ENEM. As matrículas para os selecionados nessa chamada ocorrerão nos dias 18, 21 e 22. Este ano, a UFAC recebeu 60.728 inscrições, que este ano foi feito exclusivamente pelo sistema do MEC, diferentemente do ano passado,onde a seleção ficava a cargo da própria UFAC. O curso de medicina chegou a ser o 2º curso mais concorrido do Brasil e fechou os dias de inscrições com 10.547 candidatos. A nota de corte média dos cursos de medicina de todo Brasil foi de 786,50.  Confira a lista de concorrência da UFAC, clicando aqui. A lista da primeira chamada pode ser acessar no portal do SISU.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

AVIÃO MONOMOTOR CAI NO AEROPORTO DE RIO BRANCO





       No início da tarde hoje, por volta das 12:15, um avião monomotor de prefixo PT-RIK que seguia com destino a Eirunepé no estado do Amazonas, pertencente à empresa TAP,  caiu logo depois de decolar, tocando o solo aproximadamente 250 metros da cabeceira 24 da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Rio Branco. A grande movimentação de ambulância SAMU do tipo 01 e carros oficiais da INFRAERO deixava claro que o acidente deixou alguns feridos. A aeronave estava sendo pilotada pelo comandante Wesley, quando apresentou um estouro no motor causando instabilidade e perca de atitude da aeronave, ocasionando sua queda. 




O blog também conseguiu apurar informações da condição da área de segurança onde o avião caiu, que segundo relatos está recebendo todo o material retirado da obra de reforma que a pista está passando atualmente, o que pode ter agravado as condições das vítimas do acidente.
A área de escape é um requisito muito importante na construção de pista de aeroportos, segundo o glossário do DECEA a RESA consiste em:

"É uma área simétrica ao longo do prolongamento do eixo de uma pista e adjacente ao final da faixa de pista, construída com o objetivo primário de reduzir o risco de danos a uma aeronave que, eventualmente, tenha ultrapassado os limites físicos da pista durante o pouso ou nos casos de rejeição de uma decolagem. A dimensão recomendada da RESA varia entre 120 e 300 metros, conforme o tipo de aeronave que opera em dado aeroporto."